Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Nov de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Educação para o trânsito chega a 17 mil estudantes em Goiânia - Jornal Brasil em Folhas
Educação para o trânsito chega a 17 mil estudantes em Goiânia


As mensagens de atenção pela vida do Maio Amarelo devem alcançar mais de 17 mil alunos durante a 72ª Edição da Exposição Agropecuária de Goiás, realizada no Parque de Exposições, na Nova Vila, em Goiânia, até o próximo dia 28. Por meio de parceria com a Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), o Departamento de Trânsito de Goiás está oferecendo palestras, abordagens educativas e divulgando o programa Detranzinho aos participantes do Projeto Escola, implantado há dez anos pela SGPA.

O Projeto Escola leva crianças e adolescentes de unidades de ensino das redes pública e privada para visitas monitoradas ao parque. Nesta edição, os alunos passeiam pelos estandes e participam de palestras sobre agronegócio e educação para o trânsito, oferecidas por meio da parceria com o Detran. Os riscos da combinação de álcool e direção e do excesso de velocidade; a necessidade do uso da cadeirinha, do assento de elevação, cinto de segurança e capacete e a responsabilidade de pedestres e ciclistas são destaques nas abordagens realizadas pelos educadores de trânsito.

As palestras são realizadas no Auditório da SGPA para os alunos que visitam o parque, até dia 26, das 8 às 11 horas e 14 às 17 horas. A expectativa é que sejam atendidos aproximadamente 17 mil alunos. O objetivo é levar informação de qualidade e sensibilizar os jovens para que adotem posturas seguras no trânsito.

A importância da conscientização das crianças e adolescentes para questões inerentes ao trânsito vai além da segurança pessoal. De acordo com a diretora Genne Viana, da Escola Municipal Telma Regina, de Aparecida de Goiânia, iniciativas como essas do Detran-GO e da SGPA, contribuem para a formação de cidadãos mais conscientes. “Trabalhos como esse certamente farão com que, no futuro, tenhamos adultos mais responsáveis e um trânsito com menos imprudência e menos acidentes”, pondera a Genne.

Já a diretora da Escola Municipal Benedita Luiza, Patrícia de Cássia Moraes, que também acompanhava os alunos na visita monitorada, destacou que os alunos que são sensibilizados influenciam o comportamento dos pais. “As escolas estão sobrecarregadas e os professores atribulados com tantas responsabilidades . Por isso, é importante que parcerias como essa auxiliem na formação desses jovens”, enfatiza.

Segundo o presidente do Detran-GO, Manoel Xavier Ferreira Filho, o trânsito é uma construção coletiva e seu resultado impacta de forma significativa toda população, desta forma, a solução tem que envolver toda a comunidade. “A SGPA é uma parceira significativa e tem nos auxiliado de forma ímpar, mostrando interesse na qualidade de vida dos goianos e abraçando o Maio Amarelo e a luta pela redução de acidentes.”, afirma Manoel Xavier.

“Nosso lema é educar para não punir, mas nos casos em que a conscientização não mostra resultados satisfatórios, temos que intervir de forma firme com a fiscalização”, explica. Por isso, o movimento Maio Amarelo merece atenção especial, pois é focado na educação para o trânsito. “Temos mais de 200 parceiros, entre CFCs, despachantes, igrejas, prefeituras, órgãos públicos, entidades de classe e empresas que estão nos auxiliando a multiplicar a mensagem de compartilhamento seguro e respeito mútuo nas vias”, ressalta.

Estande
No estande montado no Parque de Exposições, o Detran-GO conta com um simulador de direção, onde os visitantes podem vivenciar situações adversas no trânsito, como os riscos de dirigir sob efeito de álcool, aquaplanagem e outras. Os visitantes também podem conhecer a maquete do Detranzinho, projeto que consiste na transmissão de conhecimentos sobre trânsito em diferentes estágios. A maquete é uma mini-cidade montadas com blocos da Lego Education. O estande funciona das 8h às 24h.

O Maio Amarelo é um movimento mundial que conta com adesão de cerca de 30 países e surgiu com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. O objetivo é promover uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil organizada.

 

Últimas Notícias

Prefeitas goianas prestam homenagem ao governador em agradecimento pela parceria administrativa
Instituto de Identificação vai entregar carteira de identidade em 30 dias na capital
Nota Goiana inscreve até domingo para sorteio deste mês
IMB/Segplan e IBGE divulgam PIB de Goiás
Goiás sem Fronteiras promove última reunião com pais e alunos antes da viagem de jovens para os EUA
Crer e HDS inscrevem para programa de aperfeiçoamento
Procon Goiás e Sefaz fazem operação conjunta em postos de combustível
Supremo voltará a julgar restrição ao foro privilegiado no dia 23 de novembro

MAIS NOTICIAS

 

Estado entrega mais de 100 moradias em Mara Rosa e Cheque Mais Moradia para Amaralina e Bonópolis
 
 
Câmara aprova mais 81 municípios de Minas Gerais e do Espírito Santo na Sudene
 
 
Disputa entre taxistas e motoristas de aplicativos agora vai para a Câmara
 
 
Temer volta a Brasília e deve retomar agenda de trabalho no Planalto
 
 
Ministro da Justiça confirma críticas à segurança do estado do Rio
 
 
Banco Safra pagará US$ 10 milhões por movimentar dinheiro desviado por Maluf

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212