Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


27 de Jul de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Saúde faz plano de ação para localidades desprovidas de serviços de saúde no Nordeste Goiano - Jornal Brasil em Folhas
Saúde faz plano de ação para localidades desprovidas de serviços de saúde no Nordeste Goiano


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza uma força-tarefa em Cavalcante, a 557 quilômetros de Goiânia, com o propósito de desenvolver um plano de ação voltado à prevenção, detecção, notificação e tratamento das doenças negligenciadas. O evento, Encontro de Gestores e Técnicos da Região Nordeste 1, acontece nos dias 24 e 25 de maio, com a participação de profissionais de saúde e representantes de diversas entidades e instituições localizadas que atuam direta e indiretamente com a saúde nos municípios de Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis, Monte Alegre e Teresina de Goiás, que compõem a região.

São consideradas doenças negligenciadas aquelas que afetam as populações pobres, que residem em localidades desprovidas de serviços de saúde. São, na maioria das vezes, doenças milenares ou seculares, que persistem em função dos poucos investimentos dos setores público e privado. O plano de ação a ser traçado em Cavalcante terá como foco a hanseníase, doença de Chagas, leishmanioses, tracoma e tuberculose.

O Encontro de Gestores e Técnicos da Região Nordeste 1 é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), com o apoio da Regional de Saúde Nordeste 1. A gerente de Vigilância Epidemiológica da Suvisa, Magna Maria de Carvalho, destaca que na região há casos de hanseníase, suspeitas de um caso de doença de Chagas aguda em uma gestante e subnotificação de leishmaniose.

Em função destes e de outros agravos, a equipe da SES-GO debaterá com os participantes uma forma sistemática de realizar acompanhamentos e diagnóstico das doenças. Na programação do evento consta uma exposição sobre panorama atual das principais doenças negligenciadas na Região Nordeste do Estado de Goiás, a ser feita pela superintendente da Suvisa, Maria Cecília Martins Brito. Serão discutidos aspectos epidemiológicos, sociais e econômicos (leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, doença de Chagas, tracoma, tuberculose e hanseníase), a cargo dos técnicos da Suvisa.

O evento ainda inclui uma oficina sobre a proposta de elaboração do Plano de Ação e uma de uma plenária para aprovação do documento final. Os profissionais de saúde da Suvisa e da Regional de Saúde Nordeste 1 também farão atividades de apoio institucional voltada à capacitação dos técnicos em leishmaniose, laboratório em saúde pública, visita aos Núcleos de Vigilância Epidemiológica para monitoramento da hanseníase e tuberculose, orientações sobre o Sistema de Informação de Agravos e notificação e educação em saúde. Além disso, vão se reunir com representantes da Comunidade Kalunga, que residem em Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

 

Últimas Notícias

Virada cultural - Aparecida se prepara para “respirar cultura”
Gustavo Mendanha dá início à construção do novo Paço Municipal
Em Nice, feridas seguem abertas em famílias despedaçadas por atentado
Iceberg gigante se desprende da Antártica
Washington limita compra de software da empresa russa Kaspersky
Nova York anuncia plano de US$ 32 milhões contra ratos
Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem prolongar vida

MAIS NOTICIAS

 


MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 
 
TECNOLOGIA
iPhone chegava há 10 anos; conheça a birra que levou Steve Jobs a criá-lo

Alguns dos maiores aparelhos surgem de um momento de inspiração de um designer. Outros resultam de um avanço na tecnologia.

 
 
POLÍTICA
Indicada sob dúvidas, Dodge tem desafio de manter biografia intacta

A indicação da procuradora Raquel Dodge para a sucessão de Rodrigo Janot na chefia da Procuradoria-Geral da República naturalmente vem carregada de questionamentos.

 
 
POLÍTICA
STF envia denúncia contra Temer para a Câmara

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, enviou nesta quinta (29) a denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara dos Deputados.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212