Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Jun de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Saúde faz plano de ação para localidades desprovidas de serviços de saúde no Nordeste Goiano - Jornal Brasil em Folhas
Saúde faz plano de ação para localidades desprovidas de serviços de saúde no Nordeste Goiano


A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realiza uma força-tarefa em Cavalcante, a 557 quilômetros de Goiânia, com o propósito de desenvolver um plano de ação voltado à prevenção, detecção, notificação e tratamento das doenças negligenciadas. O evento, Encontro de Gestores e Técnicos da Região Nordeste 1, acontece nos dias 24 e 25 de maio, com a participação de profissionais de saúde e representantes de diversas entidades e instituições localizadas que atuam direta e indiretamente com a saúde nos municípios de Campos Belos, Cavalcante, Divinópolis, Monte Alegre e Teresina de Goiás, que compõem a região.

São consideradas doenças negligenciadas aquelas que afetam as populações pobres, que residem em localidades desprovidas de serviços de saúde. São, na maioria das vezes, doenças milenares ou seculares, que persistem em função dos poucos investimentos dos setores público e privado. O plano de ação a ser traçado em Cavalcante terá como foco a hanseníase, doença de Chagas, leishmanioses, tracoma e tuberculose.

O Encontro de Gestores e Técnicos da Região Nordeste 1 é coordenado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), com o apoio da Regional de Saúde Nordeste 1. A gerente de Vigilância Epidemiológica da Suvisa, Magna Maria de Carvalho, destaca que na região há casos de hanseníase, suspeitas de um caso de doença de Chagas aguda em uma gestante e subnotificação de leishmaniose.

Em função destes e de outros agravos, a equipe da SES-GO debaterá com os participantes uma forma sistemática de realizar acompanhamentos e diagnóstico das doenças. Na programação do evento consta uma exposição sobre panorama atual das principais doenças negligenciadas na Região Nordeste do Estado de Goiás, a ser feita pela superintendente da Suvisa, Maria Cecília Martins Brito. Serão discutidos aspectos epidemiológicos, sociais e econômicos (leishmaniose visceral, leishmaniose tegumentar, doença de Chagas, tracoma, tuberculose e hanseníase), a cargo dos técnicos da Suvisa.

O evento ainda inclui uma oficina sobre a proposta de elaboração do Plano de Ação e uma de uma plenária para aprovação do documento final. Os profissionais de saúde da Suvisa e da Regional de Saúde Nordeste 1 também farão atividades de apoio institucional voltada à capacitação dos técnicos em leishmaniose, laboratório em saúde pública, visita aos Núcleos de Vigilância Epidemiológica para monitoramento da hanseníase e tuberculose, orientações sobre o Sistema de Informação de Agravos e notificação e educação em saúde. Além disso, vão se reunir com representantes da Comunidade Kalunga, que residem em Cavalcante, Monte Alegre e Teresina de Goiás.

 

Últimas Notícias

Tortura em centros do país para jovens infratores choca órgãos internacionais
Lívia Andrade e Klara Castanho defendem Maisa após fora em Dudu Camargo
Temer minimiza derrota na reforma trabalhista e diz que Brasil vai ganhar no plenário
STF adia julgamento de prisão e afastamento de Aécio do Senado
Chanceler brasileiro defende maior cooperação econômica entre os Brics
Responsável por atropelamento em Londres gritou: vou matar muçulmanos
Presidente de Portugal pede que esforços se voltem agora para combate ao fogo
México diz que atos contra missão venezuelana na OEA ocorrem em país livre

MAIS NOTICIAS

 


POP & ARTE
Lívia Andrade e Klara Castanho defendem Maisa após fora em Dudu Camargo

Lívia Andrade e Klara Castanho saíram em defesa de Maisa Silva após ela ter sido criticada na web pelos "foras" que deu no apresentador Dudu Camargo no "Jogo dos Pontinhos".

 
 
POLÍTICA
Temer minimiza derrota na reforma trabalhista e diz que Brasil vai ganhar no plenário

O presidente Michel Temer minimizou a derrota sobre a reforma trabalhista e afirmou que “o Brasil vai ganhar no plenário”.

 
 
POLÍTICA
STF adia julgamento de prisão e afastamento de Aécio do Senado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta terça-feira a análise do pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

 
 
MUNDO
Irmão é visto entrando em prédio onde Joesley mora em Nova York

José Batista Júnior, irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista, foi visto entrando na manhã desta quarta (24) no edifício onde Joesley tem um apartamento em Nova York.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 





HOME - EDIÇÃO DE HOJE - GO - DF - SP - RIO - BRASIL - MUNDO - ECONOMIA - TECNOLOGIA - CIÊNCIA - SAÚDE - CULTURA - ESPORTES - VIAGENS - CINEMA - VÍDEOS - CUPONS - ANUNCIE

© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212