Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Jun de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Brasil mantém 46 acordos com Angola e intercâmbio tende a aumentar - Jornal Brasil em Folhas
Brasil mantém 46 acordos com Angola e intercâmbio tende a aumentar


A TV Brasil estreia hoje (25), às 20h35, a novela angolana Jikulumessu (Abre o Olho) – a segunda narrativa do país africano a ser exibida na emissora pública brasileira.

Segundo o professor de relações exteriores Pio Penna Filho, os produtos culturais brasileiros são muito mais conhecidos em Angola do que o contrário. “Nossos meios de comunicação têm importância fundamental para melhorar isso”, diz o pesquisador de assuntos relacionados à África. No campo diplomático, os dois países mantêm 46 acordos em vigor, dos quais pelo menos 13 tratam de temas da área cultural. Também se destacam acordos nas áreas de tecnologia (30), de agricultura (10) e outras modalidades de cooperações institucionais.

O Ministério das Relações Exteriores ressalta que Brasil e Angola mantêm uma parceria estratégica, que começou em 2010 e trouxe “nova dimensão às relações bilaterais”. Sobre essa parceria, o Itamaraty informa que foi criada uma comissão bilateral de alto nível com encontros periódicos.

“Trata-se de importante mecanismo bilateral em que os dois chanceleres passam em revista os principais pontos da agenda [cooperação, defesa, educação, enfim, qualquer tema] e eventuais temas da agenda regional e internacional em que tenham algum interesse”, explicou o Itamaraty em nota. De acordo com o governo, a primeira reunião ocorreu em Brasília, em outubro de 2012, e a última, em abril do ano passado, em Luanda.

Para Pio Penna Filho, as relações entre os dois países têm importantes elementos para que sejam ainda mais aperfeiçoadas. Em relação aos aspectos culturais, o professor diz que existe um intercâmbio importante. “Nenhum outro país tem tanta receptividade à cultura brasileira. Inclusive em relação ao idioma, há uma compreensão mútua. Temos tudo para que essas relações se aproximem mais. Nossas músicas chegam a Angola desde a década de 1980. Nossas novelas, também”. De acordo com o professor, raízes culturais ajudam para a manutenção de parcerias nessa área.

Relação histórica

A aproximação entre Brasil e Angola tem raízes históricas que vão além do idioma. O governo brasileiro foi o primeiro a reconhecer a independência de Angola, antiga colônia portuguesa, em novembro de 1975. O professor lembra que, na ocasião, o governo militar brasileiro, de Ernesto Geisel, teve interesse em se posicionar sobre o tema.

“O Brasil precisava mandar uma mensagem clara, de que havia mudado, para a África. As relações antes estavam prejudicadas porque o país, ou tinha apoiado o colonialismo português ou se omitido em relação à descolonilização”. Angola passava por disputas pelo poder entre três grupos: o Movimento pela Libertação de Angola (o MPLA, que governa o país até hoje), a Frente Nacional de Libertação de Angola (FNLA) e a União Nacional para Independência Total de Angola (Unita).

 

Últimas Notícias

Tortura em centros do país para jovens infratores choca órgãos internacionais
Lívia Andrade e Klara Castanho defendem Maisa após fora em Dudu Camargo
Temer minimiza derrota na reforma trabalhista e diz que Brasil vai ganhar no plenário
STF adia julgamento de prisão e afastamento de Aécio do Senado
Chanceler brasileiro defende maior cooperação econômica entre os Brics
Responsável por atropelamento em Londres gritou: vou matar muçulmanos
Presidente de Portugal pede que esforços se voltem agora para combate ao fogo
México diz que atos contra missão venezuelana na OEA ocorrem em país livre

MAIS NOTICIAS

 


POP & ARTE
Lívia Andrade e Klara Castanho defendem Maisa após fora em Dudu Camargo

Lívia Andrade e Klara Castanho saíram em defesa de Maisa Silva após ela ter sido criticada na web pelos "foras" que deu no apresentador Dudu Camargo no "Jogo dos Pontinhos".

 
 
POLÍTICA
Temer minimiza derrota na reforma trabalhista e diz que Brasil vai ganhar no plenário

O presidente Michel Temer minimizou a derrota sobre a reforma trabalhista e afirmou que “o Brasil vai ganhar no plenário”.

 
 
POLÍTICA
STF adia julgamento de prisão e afastamento de Aécio do Senado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta terça-feira a análise do pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

 
 
MUNDO
Irmão é visto entrando em prédio onde Joesley mora em Nova York

José Batista Júnior, irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista, foi visto entrando na manhã desta quarta (24) no edifício onde Joesley tem um apartamento em Nova York.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 





HOME - EDIÇÃO DE HOJE - GO - DF - SP - RIO - BRASIL - MUNDO - ECONOMIA - TECNOLOGIA - CIÊNCIA - SAÚDE - CULTURA - ESPORTES - VIAGENS - CINEMA - VÍDEOS - CUPONS - ANUNCIE

© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212