Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Ago de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 China se distancia dos Estados Unidos na questão climática - Jornal Brasil em Folhas
China se distancia dos Estados Unidos na questão climática


A China recebeu nesta semana com frieza o secretário americano de Energia, após a decisão de Washington de abandonar o Acordo de Paris, mas acolheu de braços abertos o governador da Califórnia, mostrando a vontade de Pequim de liderar a luta contra a mudança climática.

O secretário Rick Perry chegou a Pequim poucos dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a sua histórica decisão de abandonar o Acordo de Paris sobre o clima, embora quisesse passar uma mensagem de tranquilidade.

Não voltamos atrás e não deixaremos nenhum espaço vazio [...] os Estados Unidos não renunciaram ao seu papel de líder para ter um planeta limpo, disse na segunda-feira durante uma escala em Tóquio, citado pela agência Bloomberg.

Se os chineses querem pegar a coroa [...] será um grande desafio, acrescentou.

Com um tom mais diplomático, Perry afirmou nesta quinta-feira em Pequim durante um encontro com o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Gaoli, que existem oportunidades extraordinárias de colaboração com os Estados Unidos em energias limpas.

Mas, paralelamente, e deixando o protocolo de lado, o governador da Califórnia, Jerry Brown, contrário à saída do Acordo de Paris, se encontrou pessoalmente nesta semana com Xi Jinping para uma longa reunião.

O encontro repercutiu na imprensa de ambos os países e eles assinaram um acordo entre a Califórnia, considerada a sexta economia mundial, e a China para promover as tecnologias verdes.

Em comparação, Rick Perry sequer conseguiu se reunir com Xi, que espera que os estados americanos e as províncias chinesas reforcem a sua união sobre a questão climática.

O secretário americano, que até 2015 era governador do Texas e defendia o Acordo de Paris, foi muito discreto em sua passagem por Pequim, onde participa de um fórum sobre as energias limpas.

Na terça-feira, defendeu as tecnologias para a captura de CO2 usadas no Texas, mas nesta quinta não apareceu em uma conferência onde, a princípio, tinha que participar.

Tudo ao contrário do feito por Jerry Brown, que aumentou suas aparições e encontros, criticando Trump e elogiando as políticas energéticas de seu estado.

A Califórnia se comprometeu com Washington, Nova York e outros [estados] para se motivarem e atuarem mais nas energias limpas em grande parte por causa de Trump, disse o governador à AFP.

Na semana passada, uma dezena de estados e centenas de cidades se comprometeram a lutar juntas para reduzir as emissões dos Estados Unidos, o segundo maior emissor mundial de CO2 e para cumprir com os objetivos do Acordo de Paris.

Tento despertar as pessoas sobre o combate à mudança climática. A China é um aliado importante, com grandes recursos [...] para acelerar a nossa ação, disse Brown.

Washington sofreu outro revés diplomático nesta semana com a demissão de David Rank, o encarregado dos negócios americanos na China, representante diplomático de mais alto escalão no país.

Segundo a imprensa, a decisão é explicada por sua oposição à política climática de Trump.

Rick Perry está em uma posição delicada. A administração Trump está realmente desconectada da comunidade internacional, fica muito claro nas reuniões como as de Pequim, disse Alex Perera, diretor adjunto da ONG WRI Enerby Program.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, assegurou que Trump parece querer voltar à segunda revolução industrial do século XIX, baseada no carvão.

Mas os prefeitos e os governadores americanos seguem comprometidos e apegados à modernidade, afirmou à AFP.

 

Últimas Notícias

Moradores do Rosa dos Ventos comemoram chegada da nova Unidade Básica de Saúde
Samsung anuncia lucro recorde e caminha para superar Apple
Vendas da Amazon crescem, mas investimentos fazem lucro recuar
Nave tripulada Soyuz MS-05 decola rumo à Estação Espacial Internacional
Missão científica chega à Estação Espacial Internacional
Tesla apresenta seu primeiro carro popular
Geólogos encontram novas pistas sobre maior extinção mundial
NASA fará teste de defesa da Terra com asteroide real em 12 de outubro

MAIS NOTICIAS

 


CIDADES
Agetul diz que não ‘vê motivo’ para indenizar vítimas Mutirama

O presidente Agetul, Alexandre Magalhães, responsável pelo Parque Mutirama, disse que “não vê motivo” para indenizar as 13 pessoas que se feriram depois de um problema no brinquedo Twister.

 
 
ESPORTE
Neymar evita mal-estar com o Barcelona na apresentação no PSG

Suas primeiras palavras como jogador do Paris Saint Germain (PSG) giraram em torno de uma única ideia. “Quero desafios maiores”, repetiu Neymar em sua apresentação aos meios de comunicação em uma sala de imprensa lotada.

 
 
POLÍTICA
Partidos da base pressionam Temer por cargos de infiéis em votação

Partidos da base aliada de Michel Temer que votaram em massa a favor do presidente, derrubando a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

 
 
MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212