Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Set de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 China se distancia dos Estados Unidos na questão climática - Jornal Brasil em Folhas
China se distancia dos Estados Unidos na questão climática


A China recebeu nesta semana com frieza o secretário americano de Energia, após a decisão de Washington de abandonar o Acordo de Paris, mas acolheu de braços abertos o governador da Califórnia, mostrando a vontade de Pequim de liderar a luta contra a mudança climática.

O secretário Rick Perry chegou a Pequim poucos dias depois que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou a sua histórica decisão de abandonar o Acordo de Paris sobre o clima, embora quisesse passar uma mensagem de tranquilidade.

Não voltamos atrás e não deixaremos nenhum espaço vazio [...] os Estados Unidos não renunciaram ao seu papel de líder para ter um planeta limpo, disse na segunda-feira durante uma escala em Tóquio, citado pela agência Bloomberg.

Se os chineses querem pegar a coroa [...] será um grande desafio, acrescentou.

Com um tom mais diplomático, Perry afirmou nesta quinta-feira em Pequim durante um encontro com o vice-primeiro-ministro chinês, Zhang Gaoli, que existem oportunidades extraordinárias de colaboração com os Estados Unidos em energias limpas.

Mas, paralelamente, e deixando o protocolo de lado, o governador da Califórnia, Jerry Brown, contrário à saída do Acordo de Paris, se encontrou pessoalmente nesta semana com Xi Jinping para uma longa reunião.

O encontro repercutiu na imprensa de ambos os países e eles assinaram um acordo entre a Califórnia, considerada a sexta economia mundial, e a China para promover as tecnologias verdes.

Em comparação, Rick Perry sequer conseguiu se reunir com Xi, que espera que os estados americanos e as províncias chinesas reforcem a sua união sobre a questão climática.

O secretário americano, que até 2015 era governador do Texas e defendia o Acordo de Paris, foi muito discreto em sua passagem por Pequim, onde participa de um fórum sobre as energias limpas.

Na terça-feira, defendeu as tecnologias para a captura de CO2 usadas no Texas, mas nesta quinta não apareceu em uma conferência onde, a princípio, tinha que participar.

Tudo ao contrário do feito por Jerry Brown, que aumentou suas aparições e encontros, criticando Trump e elogiando as políticas energéticas de seu estado.

A Califórnia se comprometeu com Washington, Nova York e outros [estados] para se motivarem e atuarem mais nas energias limpas em grande parte por causa de Trump, disse o governador à AFP.

Na semana passada, uma dezena de estados e centenas de cidades se comprometeram a lutar juntas para reduzir as emissões dos Estados Unidos, o segundo maior emissor mundial de CO2 e para cumprir com os objetivos do Acordo de Paris.

Tento despertar as pessoas sobre o combate à mudança climática. A China é um aliado importante, com grandes recursos [...] para acelerar a nossa ação, disse Brown.

Washington sofreu outro revés diplomático nesta semana com a demissão de David Rank, o encarregado dos negócios americanos na China, representante diplomático de mais alto escalão no país.

Segundo a imprensa, a decisão é explicada por sua oposição à política climática de Trump.

Rick Perry está em uma posição delicada. A administração Trump está realmente desconectada da comunidade internacional, fica muito claro nas reuniões como as de Pequim, disse Alex Perera, diretor adjunto da ONG WRI Enerby Program.

O vice-presidente da Comissão Europeia, Maros Sefcovic, assegurou que Trump parece querer voltar à segunda revolução industrial do século XIX, baseada no carvão.

Mas os prefeitos e os governadores americanos seguem comprometidos e apegados à modernidade, afirmou à AFP.

 

Últimas Notícias

Agehab finaliza eleição de síndicos da primeira etapa do residencial Nelson Mandela
Fome dispara no mundo em 2016 pela primeira vez em uma década
Sonda Cassini se desintegra na atmosfera de Saturno após missão de 13 anos
Facebook elimina filtros antissemitas para anunciantes
Segundo Oxford, o zero é muito mais antigo do que se pensa
Países avançam sobre Acordo de Paris; EUA mantém posição
Ryanair vai cancelar 2 mil voos para melhorar pontualidade
Ryanair vai cancelar 2 mil voos para melhorar pontualidade

MAIS NOTICIAS

 

CIDADES
Países avançam sobre Acordo de Paris; EUA mantém posição
 
 
CIDADES
Ryanair vai cancelar 2 mil voos para melhorar pontualidade
 
 
CIDADES
Facebook abre laboratório de inteligência artificial no Canadá
 
 
CIDADES
Londres em alerta máximo enquanto procura autor de atentado no metrô
 
 
CIDADES
S&P eleva nota da dívida de Portugal
 
 
CIDADES
Mais da metade dos pilotos da Avianca entrará em greve na Colômbia

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212