Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Jun de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Virada Sustentável chega ao Rio com eventos no final de semana - Jornal Brasil em Folhas
Virada Sustentável chega ao Rio com eventos no final de semana


Depois de sete edições em São Paulo e outros festivais em Manaus, Valinhos (SP) e Porto Alegre, o movimento de mobilização colaborativa em prol da sustentabilidade, conhecido como Virada Sustentável, chega finalmente ao Rio de Janeiro no próximo final de semana, entre os dias 9 e 11 deste mês.

O coordenador do evento na capital fluminense, Renato Saraiva, disse que o movimento pode ser traduzido como cultura para a sustentabilidade, entendendo-se a sustentabilidade não só do ponto de vista ambiental e ecológico, mas também envolvendo defesa de direitos, arte e cultura, “em toda espécie de diretriz que a gente precisa para ter sustentabilidade, ou mesmo subsistir como humanidade”.

O movimento tem como diretrizes os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), para entender a sustentabilidade no seu sentido amplo. “Nós realizamos, na prática, um festival que vai para além disso, porque virou um movimento mesmo”. A Virada Sustentável funciona como um “guarda-chuva” de projetos e atividades não necessariamente sustentáveis, mas em prol da sustentabilidade, disse Saraiva.

O evento acontece em vários locais da cidade. Haverá palcos na Praça Mauá, no centro, e no Parque Madureira, na zona norte; atividades no Parque Laje, no Jardim Botânico, e no Favela Hub – polo de inovação social da organização não governamental (ONG) Viva Rio no Morro do Cantagalo/Pavão-Pavãozinho, ambos na zona sul; seminários no Museu de Arte do Rio (MAR), no Museu do Amanhã, na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Até o momento, são mais de 400 atividades gratuitas programadas. Apenas os seminários e painéis têm lotação prevista e exigem inscrições prévias.

Vídeo mapping

Amanhã (8), às 20h, antecipando a abertura da Virada Sustentável, o monumento do Cristo Redentor perderá durante seis minutos a iluminação verde que remete à Semana do Meio Ambiente para receber uma projeção especial.

“Vamos fazer um vídeo mapping (técnica que consiste na projeção de vídeo em objetos ou superfícies irregulares) curto, de seis minutos. É uma projeção mapeada no monumento do Cristo destacando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU”, adiantou Renato Saraiva. Após a exibição de algumas imagens, o monumento receberá as cores verde e amarela durante um intervalo que pode se estender por uma hora e meia, retornando, a seguir, à iluminação verde relativa ao meio ambiente.

O encerramento da Virada Sustentável está previsto para o domingo (11), no Parque Madureira, onde ocorrerá, às 17h, um aulão de charme – dança originária do Viaduto de Madureira –, seguido de um baile charme a partir das 18h. O coordenador Saraiva destaca que todos os cariocas e visitantes estão convidados a participar das atividades.

Na sexta-feira (9), algumas atrações são o 6º Festival Carioca de Contação de Histórias; a exposição Lixo, Arte ou o Resultado do seu Consumo; Amazônia Adentro – uma experiência em realidade virtual; Circuito Moda Carioca; Conversa sobre Inclusão e Espaço Favela tem Memória.

Para sábado estão programados o Ateliê Aberto de Sensibilidade – Perspectiva Territorial; Caça aos Tesouros do Meu Bairro; Circo em Família; Danças Circulares Sagradas; Diálogo sobre Violência Doméstica, Gênero e Sexualidade; Economia Circular e Local, entre outros.

Já no domingo (11), o destaque da programação é o Aulão de Música para Mulheres; Acampamento Modelo; roda de conversa A Empatia do Coração; show de mantras Simplesmente Bhakti.

 

Últimas Notícias

Tortura em centros do país para jovens infratores choca órgãos internacionais
Lívia Andrade e Klara Castanho defendem Maisa após fora em Dudu Camargo
Temer minimiza derrota na reforma trabalhista e diz que Brasil vai ganhar no plenário
STF adia julgamento de prisão e afastamento de Aécio do Senado
Chanceler brasileiro defende maior cooperação econômica entre os Brics
Responsável por atropelamento em Londres gritou: vou matar muçulmanos
Presidente de Portugal pede que esforços se voltem agora para combate ao fogo
México diz que atos contra missão venezuelana na OEA ocorrem em país livre

MAIS NOTICIAS

 


POP & ARTE
Lívia Andrade e Klara Castanho defendem Maisa após fora em Dudu Camargo

Lívia Andrade e Klara Castanho saíram em defesa de Maisa Silva após ela ter sido criticada na web pelos "foras" que deu no apresentador Dudu Camargo no "Jogo dos Pontinhos".

 
 
POLÍTICA
Temer minimiza derrota na reforma trabalhista e diz que Brasil vai ganhar no plenário

O presidente Michel Temer minimizou a derrota sobre a reforma trabalhista e afirmou que “o Brasil vai ganhar no plenário”.

 
 
POLÍTICA
STF adia julgamento de prisão e afastamento de Aécio do Senado

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) suspendeu nesta terça-feira a análise do pedido de prisão feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG).

 
 
MUNDO
Irmão é visto entrando em prédio onde Joesley mora em Nova York

José Batista Júnior, irmão mais velho de Joesley e Wesley Batista, foi visto entrando na manhã desta quarta (24) no edifício onde Joesley tem um apartamento em Nova York.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 





HOME - EDIÇÃO DE HOJE - GO - DF - SP - RIO - BRASIL - MUNDO - ECONOMIA - TECNOLOGIA - CIÊNCIA - SAÚDE - CULTURA - ESPORTES - VIAGENS - CINEMA - VÍDEOS - CUPONS - ANUNCIE

© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212