Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Ago de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Mais de 150 instituições participam das comemorações pelo Dia do Arquivo - Jornal Brasil em Folhas
Mais de 150 instituições participam das comemorações pelo Dia do Arquivo


O Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa promovem a 1ª Semana Nacional do Arquivo até o próximo sábado (10). Visitas guiadas, sessões de cinema, teatro e mesas-redondas sobre a memória e a sociedade marcam as comemorações do Dia Internacional do Arquivo, celebrado na sexta-feira (9).

As atividades reúnem mais de 150 instituições culturais de todo o país, com programação diversa e atividades gratuitas.

“É a primeira iniciativa que visa a dar maior visibilidade aos arquivos públicos junto à sociedade. Daí o tema Arquivos Abertos: patrimônio e cultura. A ideia é dar maior destaque aos arquivos junto à sociedade”, afirma Leonardo Augusto Silva Fontes, coordenador de pesquisa e difusão do acervo do Arquivo Nacional.

Todos os dias serão promovidas visitas guiadas à fábrica do Arquivo Nacional que produz papeis especiais para restaurar documentos, processo chamado de reenfibragem mecânica. Além de produzir material para a restauração dos documentos custodiados na instituição, o Arquivo Nacional doa a massa de celulose para outras instituições detentoras de acervos, como a Biblioteca Nacional e universidades”, explicou o engenheiro químico Anialdo dos Santos Gonçalves, fundador e responsável pela fábrica.

Consta ainda da programação a exibição do filme Cortes da Censura Federal (Arquivo Nacional, 2003), que agrupa trechos de filmes censurados durante a ditadura militar. No teatro, a peça Acabarão por nos esquecer é um dos destaques e se baseia em história verídica da época da colonização, quando uma cidade inteira controlada por Portugal na costa africana foi transferida ao Brasil.

O lançamento da revista Acervo, pelo próprio Arquivo Nacional, que abordará arquivos de família, e a abertura da exposição Itinerários Indígenas, também estão na programação.

As atividades se encerram no próximo sábado (10). No Arquivo Nacional, a última programação acontece na sexta-feira (9): uma mesa de debates homenageia a pesquisadora e ativista do movimento negro Maria Beatriz do Nascimento e em seguida, será exibido o filme Ori (conceito metafísico que se refere destino espiritual e que significa cabeça na língua africana iorubá), sobre a trajetória da pesquisadora.

* Matéria atualizada às 14h23 para correção de informação sobre a programação.

 

Últimas Notícias

Para Barroso, cidadão deve saber quanto juiz recebe: ganho R$ 23 mil
HBO oferece U$250 mil como pagamento de recompensa a hackers, diz Variety
HBO teria oferecido recompensa para hackers
Brasil ganha concurso latino-americano de integração de espaços interativos
Imagens de satélite sugerem que Pyongyang prepara teste de míssil submarino
Gert se transforma em furacão no Atlântico, a 720 km das ilhas Bermudas
EUA: empresa contesta ordem judicial de obtenção de dados de internautas
Trump volta a atacar Amazon por empregos perdidos

MAIS NOTICIAS

 


CIDADES
Agetul diz que não ‘vê motivo’ para indenizar vítimas Mutirama

O presidente Agetul, Alexandre Magalhães, responsável pelo Parque Mutirama, disse que “não vê motivo” para indenizar as 13 pessoas que se feriram depois de um problema no brinquedo Twister.

 
 
ESPORTE
Neymar evita mal-estar com o Barcelona na apresentação no PSG

Suas primeiras palavras como jogador do Paris Saint Germain (PSG) giraram em torno de uma única ideia. “Quero desafios maiores”, repetiu Neymar em sua apresentação aos meios de comunicação em uma sala de imprensa lotada.

 
 
POLÍTICA
Partidos da base pressionam Temer por cargos de infiéis em votação

Partidos da base aliada de Michel Temer que votaram em massa a favor do presidente, derrubando a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

 
 
MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212