Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Jul de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Número de refugiados em São Paulo cai pela metade devido à crise econômica - Jornal Brasil em Folhas
Número de refugiados em São Paulo cai pela metade devido à crise econômica


O número de refugiados atendidos pela Missão Paz, referência na capital paulista em atendimento a pessoas nessa situação, reduziu pela metade. Segundo dados divulgados hoje (20), Dia Mundial do Refugiado, 1.976 refugiados entraram na cidade no primeiro semestre deste ano, contra 4.032 no mesmo período do ano passado.

Para o padre Paolo Parisi, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, as notícias sobre a atual situação econômica do Brasil se disseminaram e os refugiados acabaram optando por outros destinos. “Em nível mundial, a migração e o fluxo de refugiados não diminuíram, só mudaram os destinos, por causa das oportunidades que se apresentam. Por exemplo, o Chile está apresentando as melhores oportunidades na América Latina. Também para o Uruguai o fluxo aumentou”, disse.

As principais nacionalidades que buscaram o serviço de atendimento a refugiados este ano foram haitianos (1.149), bolivianos (144), peruanos (130), angolanos (124) e colombianos (63). Além de hospedagem, a missão oferece ajuda para a regularização da documentação, atendimentos psicólogo e médico, e encaminhamento para o trabalho e cursos profissionalizantes.

Queda de haitianos

O número de haitianos atendidos na Missão Paz também reduziu pela metade. Passou de 2.550 no primeiro semestre de 2016 para 1.149 no mesmo período este ano. Segundo o padre, estima-se que metade das pessoas vindas do Haiti decidiram deixar o país e tentar a vida em países com melhores condições econômicas, como os Estados Unidos.

“Colegas da Missão Paz na fronteira de Tijuana, no México, disseram que receberam 20 mil haitianos vindos do Brasil, tentando entrar nos Estados Unidos. Ninguém sabe ao certo quantos saíram [do Brasil], mas, pelo menos, metade não está mais aqui”, disse Parisi.

Perseguição sexual

Em São Paulo há um mês, a chilena Carolina Rodrigues, de 35 anos, foge de perseguição sexual em seu país. Nascida em Valparaíso, a chilena conta que sofreu ameaças de hackers pela internet e pelo telefone. “Eles queriam fazer contato físico. E algumas pessoas ainda fizeram magia negra”, disse.

Abalada, a chilena disse que não quer voltar para o Chile, quer buscar seu filho de 16 anos e recomeçar a vida no Brasil. “Tenho muitas saudades do meu filho, gostaria de tê-lo aqui. Vou procurar emprego. Antes eu trabalhava como autônoma, fazendo alimentos naturais, costura”, disse.

A refugiada agradeceu o tratamento dado a ela desde que chegou ao país. “Eles (Missão Paz) têm muito amor, aqui ninguém passa fome, sou muito bem tratada. Fui bem recebida, eles me receberam bem. Tem alimentos, banho, cama, médico, lugar para encontrar emprego, fazer a documentação”, disse Carolina.

 

Últimas Notícias

Gustavo Mendanha dá início à construção do novo Paço Municipal
Em Nice, feridas seguem abertas em famílias despedaçadas por atentado
Iceberg gigante se desprende da Antártica
Washington limita compra de software da empresa russa Kaspersky
Nova York anuncia plano de US$ 32 milhões contra ratos
Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem prolongar vida
Novo exame de sangue pode ajudar na detecção precoce do câncer de pâncreas

MAIS NOTICIAS

 


MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 
 
TECNOLOGIA
iPhone chegava há 10 anos; conheça a birra que levou Steve Jobs a criá-lo

Alguns dos maiores aparelhos surgem de um momento de inspiração de um designer. Outros resultam de um avanço na tecnologia.

 
 
POLÍTICA
Indicada sob dúvidas, Dodge tem desafio de manter biografia intacta

A indicação da procuradora Raquel Dodge para a sucessão de Rodrigo Janot na chefia da Procuradoria-Geral da República naturalmente vem carregada de questionamentos.

 
 
POLÍTICA
STF envia denúncia contra Temer para a Câmara

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, enviou nesta quinta (29) a denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara dos Deputados.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212