Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Jul de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 ONU alerta que 100 mil civis estão presos na cidade síria de Raqa - Jornal Brasil em Folhas
ONU alerta que 100 mil civis estão presos na cidade síria de Raqa


A ONU estimou nesta quarta-feira que cerca de 100.000 civis estão bloqueados em Raqa, principal reduto do grupo extremista Estado Islâmicos (EI) na Síria, que as Forças Democráticas Sírias (FDS) tentam recuperar.

Com a intensificação dos ataques aéreos e combates no chão, o número de vítimas civis aumenta e as vias de fuga se fecham, uma após a outra, declarou o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos em um comunicado.

Segundo dados recolhidos pelo organismo, cerca de 100.000 civis estão atualmente bloqueados em Raqa e ao menos 173 civis – uma estimativa prudente, uma vez que o número poderia ser muito maior - foram mortos nos combates desde 1º de junho.

Localizada no norte do país e às margens do rio Eufrates, Raqa contava com cerca de 300.000 habitantes, em sua maioria árabes sunitas.

A cidade também era habitada por milhares de cristãos armênios e siríacos, enquanto os curdos chegavam a representar 20% de sua população.

A batalha de Raqa é a mais emblemática para as FDS, que estão envolvidas nos combates contra os extremistas há vários meses com o apoio de uma coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

A coalizão realiza ataques aéreos e fornece conselheiros, armas e equipamentos para as tropas das FDS, uma aliança árabe-curda.

Os bombardeios das últimas três semanas em Raqa deixaram os civis em um estado de completo terror e confusão. Eles tentam se refugiar das atrocidades cometidas pelos soldados do Daesh (acrônimo em árabe do EI) e dos combates conduzidos para derrotá-los, revela o alto comissário, Zeid Raad Al Hussein, citado em um comunicado.

O grande número de vítimas civis mostra que as partes devem se esforçar muito mais para assegurar a proteção da população civil, acrescentou.

Zeid pede às partes envolvidas no conflito que implementem medidas que permitam os civis de fugir em segurança dos combates.

Também lança um apelo a todas as forças, incluindo as tropas apoiadas pela coalizão internacional, para que sejam vigilantes quanto ao respeito das leis internacionais e investiguem de forma rápida e eficaz todas as denuncias de vítimas civis.

Segundo o Alto Comissariado, as FDS também seriam acusadas de violações dos direitos Humanos e de abusos de seus direitos nas áreas que controlam, principalmente na cidade de Tabqa.

Nesse sentido, o comunicado cita saques, sequestros e detenções arbitrárias, bem como o recrutamento de crianças.

Segundo a ONG Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), os combatentes sírios apoiados pelos Estados Unidos controlam 25% da cidade de Raqa.

O EI controla desde 2014 a cidade de Raqa, sua capital de fato na Síria.

 

Últimas Notícias

Gustavo Mendanha dá início à construção do novo Paço Municipal
Em Nice, feridas seguem abertas em famílias despedaçadas por atentado
Iceberg gigante se desprende da Antártica
Washington limita compra de software da empresa russa Kaspersky
Nova York anuncia plano de US$ 32 milhões contra ratos
Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem prolongar vida
Novo exame de sangue pode ajudar na detecção precoce do câncer de pâncreas

MAIS NOTICIAS

 


MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 
 
TECNOLOGIA
iPhone chegava há 10 anos; conheça a birra que levou Steve Jobs a criá-lo

Alguns dos maiores aparelhos surgem de um momento de inspiração de um designer. Outros resultam de um avanço na tecnologia.

 
 
POLÍTICA
Indicada sob dúvidas, Dodge tem desafio de manter biografia intacta

A indicação da procuradora Raquel Dodge para a sucessão de Rodrigo Janot na chefia da Procuradoria-Geral da República naturalmente vem carregada de questionamentos.

 
 
POLÍTICA
STF envia denúncia contra Temer para a Câmara

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, enviou nesta quinta (29) a denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara dos Deputados.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212