Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Jul de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Vasto ciberataque atinge várias multinacionais - Jornal Brasil em Folhas
Vasto ciberataque atinge várias multinacionais


Uma onda de ataques cibernéticos, semelhante à lançada com o vírus WannaCry, atingia nesta terça-feira (27) grandes empresas multinacionais europeias e americanas, após ter afetado companhias e estruturas governamentais na Ucrânia e na Rússia.

Depois de abalar empresas ucranianas, o grupo petrolífero russo Rosneft e os sistemas de monitoramento de radiação na zona de exclusão em torno da central nuclear de Chernobyl, o ataque afetava a companhia de transporte marítimo dinamarquesa Maersk, a gigante de publicidade britânica WPP e o fabricante francês Saint-Gobain.

O laboratório farmacêutico Merck foi a primeira vítima americana conhecida, com seu sistema informático comprometido.

O vírus está se espalhando ao redor do mundo, muitos países são afetados, advertiu no Twitter o pesquisador Costin Raiu, do laboratório russo Kaspersky.

Ainda não foi estabelecida formalmente uma ligação entre os diferentes ataques, que teriam sido simultâneos.

De acordo com informações de várias empresas, o vírus em questão faz aparecer na tela dos aparelhos afetados um pedido de US$ 300 de resgate.

Vários especialistas em segurança cibernética identificaram o vírus como Petrwrap, uma versão modificada do ransonware Petya.

Devido a este ataque, os passageiros do metrô de Kiev não podiam pagar suas passagens com cartão de crédito, os painéis do aeroporto de Kiev não funcionavam, e os bancos ucranianos precisaram paralisar alguns dos serviços oferecidos a seus clientes.

A companhia petrolífera russa Rosneft declarou ser vítima de um poderoso ataque cibernético, ressaltando que a produção de petróleo não havia sido interrompida.

A siderúrgica Evraz também sofreu um ataque, confirmou um porta-voz à agência de notícias Ria-Novosti.

De acordo com a sociedade especializada em cibersegurança Group-IB, cerca de 80 empresas foram atingidas na Rússia e na Ucrânia. Entre elas, Mars, Nivea, Auchan e estruturas do governo ucraniano.

Em 12 de maio, um outro ransonware, Wannacry, afetou milhares de computadores em todo o mundo, paralisando o serviço de saúde britânico e a montadora francesa Renault. Seus autores exigiam um resgate para desbloquear os dispositivos eletrônicos contaminados.

A companhia americana de antivírus Symantec apontou o grupo de hackers Lazarus como suspeito de ter ligações com a Coreia do Norte. Pyongyang negou qualquer ligação com esse ataque em massa.

- Técnicos em Chernobyl -

Na Ucrânia, o primeiro-ministro Volodymyr Groïsman evocou um ataque sem precedentes.

O site do groverno foi bloqueado, bem como o da central nuclear de Chernobyl.

Nossos técnicos realizam a medição de radiação com aparelhos Geiger nas instalações da central, como se fazia décadas atrás, explicou a porta-voz da agência ucraniana responsável por monitorar a área, Olena Kovalchuk.

Em um comunicado, o banco central da Ucrânia informou ter relatado aos bancos e a outros agentes do mercado financeiro um ataque informático externo hoje contra os sites dos bancos ucranianos e empresas públicas e comerciais.

Após esses ataques, os bancos enfrentam dificuldades para restabelecer seus serviços para os clientes, indicou o Banco Nacional da Ucrânia (NBU).

Oschadbank indicou, em nota, ser forçado a recorrer a serviços limitados para os seus clientes.

O site do governo ucraniano também experimentava dificuldades na parte da tarde.

Em sua página no Facebook, o metrô de Kiev informou não ser capaz de aceitar pagamentos com cartão de crédito por causa de um ataque cibernético.

O site oficial e, com exceção de um, os painéis do aeroporto Borispol de Kiev não funcionam mais, declarou a direção do aeroporto em sua página no Facebook, acrescentando que, por essa razão, os voos podem sofrer atrasos.

A investigação se concentra na pista russa, declarou o procurador-geral militar ucraniano Anatoli Matios, citado pela agência Interfax-Ukraine.

Na França, a página da multinacional Saint-Gobain foi invadida. A Saint-Gobain foi alvo do ciberataque. Por segurança, a fim de proteger nossos dados, isolamos nosso sistema de computadores. Estamos resolvendo, declarou à AFP um porta-voz do grupo de materiais de construção.

A maior parte do nossos sistema de computadores parou de funcionar por causa desse vírus, indicou a porta-voz do grupo dinamarquês AP Moeller-Maersk, Concepción Boo Arias.

 

Últimas Notícias

Gustavo Mendanha dá início à construção do novo Paço Municipal
Em Nice, feridas seguem abertas em famílias despedaçadas por atentado
Iceberg gigante se desprende da Antártica
Washington limita compra de software da empresa russa Kaspersky
Nova York anuncia plano de US$ 32 milhões contra ratos
Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem prolongar vida
Novo exame de sangue pode ajudar na detecção precoce do câncer de pâncreas

MAIS NOTICIAS

 


MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 
 
TECNOLOGIA
iPhone chegava há 10 anos; conheça a birra que levou Steve Jobs a criá-lo

Alguns dos maiores aparelhos surgem de um momento de inspiração de um designer. Outros resultam de um avanço na tecnologia.

 
 
POLÍTICA
Indicada sob dúvidas, Dodge tem desafio de manter biografia intacta

A indicação da procuradora Raquel Dodge para a sucessão de Rodrigo Janot na chefia da Procuradoria-Geral da República naturalmente vem carregada de questionamentos.

 
 
POLÍTICA
STF envia denúncia contra Temer para a Câmara

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, enviou nesta quinta (29) a denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara dos Deputados.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212