Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


24 de Ago de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Colômbia detecta segundo surto de febre aftosa em menos de 20 dias - Jornal Brasil em Folhas
Colômbia detecta segundo surto de febre aftosa em menos de 20 dias


A Colômbia detectou outro surto de febre aftosa quase 20 dias depois de reportarem um primeiro foco desta doença que atinge o gado, e da qual o país foi declarado livre em 2009, informaram as autoridades nesta segunda-feira.

O novo foco deste vírus altamente contagioso foi localizado no município de Yacopí, em Cudinamarca, onde registraram 134 animais doentes, indicou o Instituto Colombiano Agropecuário (ICA) em um comunicado.

Em 23 de junho, o organismo reportou animais com febre aftosa em Tame, no departamento de Arauca (fronteira com a Venezuela), mas nesta segunda o ICA declarou oficialmente o fim deste surto.

Conseguimos resolver o foco de [febre] aftosa em Tame e estamos satisfeitos com o trabalho feito, o qual nos permitiu conter a doença sem encontrar mais focos por enquanto, depois da revisão de mais de 9.000 animais, disse o gerente-geral da ICA, Luis Martínez.

No entanto, o ICA declarou quarentena sanitária por um mês em Yacopí.

Além disso, como forma de prevenção, declarou quarentena em mais quatro municípios de Cundinamarca e outras localidades no departamento de Caldas, Boyacá, Antioquia e Santander a fim de fazer a vigilância ativa e erradicar a enfermidade.

Não sabemos se um surto tem relação com o outro surto [...]. Estamos convencidos de que a origem da cepa do vírus é o país vizinho, a Venezuela, disse à imprensa o ministro da Agricultura, Aurelio Iragorri.

Citado no comunicado, o ministro fez um chamado aos pecuaristas e à indústria da carne para trabalhar em conjunto com o objetivo de levar à frente todas as medidas sanitárias que conduzam à erradicação da [febre] aftosa em Yacopí.

Segundo as autoridades, a febre aftosa, cujo primeiro caso na Colômbia se remonta a 1950 proveniente da Venezuela, não afeta a saúde dos humanos e, por isso, o consumo de carne ou leite não representa nenhum risco.

Este vírus atinge somente bovinos, suínos, ovinos, caprinos e outras espécies, explicou o ICA.

 

Últimas Notícias

Sudeste da China está em alerta perante chegada do tufão Hato
Acompanhado por milhões de pessoas, eclipse total do sol acaba nos EUA
Trump observa eclipse solar sem proteção por segundos e viraliza na rede
Presidente Buhari retorna à Nigéria após tratamento em Londres
Destroços de navio da II Guerra Mundial encontrados após 72 anos
Indiana obtém divórcio porque sua casa não tinha banheiro
Grupo de executivos adverte sobre riscos de robôs assassinos
EUA, México e Canadá defendem Nafta melhorado em ritmo rápido

MAIS NOTICIAS

 

CIDADES
Agetul diz que não ‘vê motivo’ para indenizar vítimas Mutirama

O presidente Agetul, Alexandre Magalhães, responsável pelo Parque Mutirama, disse que “não vê motivo” para indenizar as 13 pessoas que se feriram depois de um problema no brinquedo Twister.

 
 
ESPORTE
Neymar evita mal-estar com o Barcelona na apresentação no PSG

Suas primeiras palavras como jogador do Paris Saint Germain (PSG) giraram em torno de uma única ideia. “Quero desafios maiores”, repetiu Neymar em sua apresentação aos meios de comunicação em uma sala de imprensa lotada.

 
 
POLÍTICA
Partidos da base pressionam Temer por cargos de infiéis em votação

Partidos da base aliada de Michel Temer que votaram em massa a favor do presidente, derrubando a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

 
 
MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212