Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Jul de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Bactéria assassina de oliveiras chega à Espanha continental - Jornal Brasil em Folhas
Bactéria assassina de oliveiras chega à Espanha continental


A bactéria Xylella fastidiosa, que dizimou as oliveiras na Itália, foi detectada pela primeira vez na Espanha continental, perto de Valência, depois de atingir no ano passado as ilhas Baleares, gerando inquietação no primeiro produtor mundial de azeite de oliva.

Estamos muito preocupados, mas sobretudo estamos preocupados em executar um plano para combatê-la, declarou nesta quinta-feira à AFP Elena Cebrián, conselheira de Agricultura do governo regional de Valência.

A bactéria, que murcha árvores lenhosas secando o seu interior, foi localizada no fim de junho em amendoeiras próximas à população de Guadalest, na costa sudeste da Espanha.

Os testes feitos em oliveiras da mesma propriedade agrícola deram negativo, de acordo com as autoridades regionais.

A cepa da Xylella ainda estava em processo de identificação nesta quinta-feira para saber se é igualmente agressiva à que infectou um milhão de oliveiras na Itália.

Todas as árvores da parcela afetada estão sendo arrancadas em um perímetro de 100 metros ao seu redor, enquanto a zona recebe tratamento contra insetos suspeitos de transmitir a bactéria.

A região de Valência prepara um plano para indenizar os agricultores que podem ser afetados futuramente, a fim de fomentar sua colaboração em assinalar os casos suspeitos, afirmou Cebrián.

Em Andaluzia, principal região produtora do azeite de oliva da Espanha e do mundo, as autoridades pediram na quarta-feira a cooperação dos agricultores durante uma reunião no Parlamento regional.

Os controles efetuados durante os cinco primeiros meses do ano não expulsaram os rastros da bactéria, segundo o governo andaluz.

A Xylella fastidiosa, surgida em 2013 no sul da Itália e depois detectada na França, foi encontrada pela primeira vez em outubro em uma cerejeira e outras plantas em Mallorca, no arquipélago mediterrâneo de Baleares, assim como em Ibiza.

As exportações do arquipélago foram proibidas para evitar contaminar o resto da Espanha.

O país possui a superfície de oliveiras mais vasta no mundo, com 2,5 milhões de hectares onde crescem 350 milhões de árvores, e é responsável pela metade da produção mundial de azeite de oliva.

 

Últimas Notícias

Gustavo Mendanha dá início à construção do novo Paço Municipal
Em Nice, feridas seguem abertas em famílias despedaçadas por atentado
Iceberg gigante se desprende da Antártica
Washington limita compra de software da empresa russa Kaspersky
Nova York anuncia plano de US$ 32 milhões contra ratos
Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem prolongar vida
Novo exame de sangue pode ajudar na detecção precoce do câncer de pâncreas

MAIS NOTICIAS

 


MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 
 
TECNOLOGIA
iPhone chegava há 10 anos; conheça a birra que levou Steve Jobs a criá-lo

Alguns dos maiores aparelhos surgem de um momento de inspiração de um designer. Outros resultam de um avanço na tecnologia.

 
 
POLÍTICA
Indicada sob dúvidas, Dodge tem desafio de manter biografia intacta

A indicação da procuradora Raquel Dodge para a sucessão de Rodrigo Janot na chefia da Procuradoria-Geral da República naturalmente vem carregada de questionamentos.

 
 
POLÍTICA
STF envia denúncia contra Temer para a Câmara

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, enviou nesta quinta (29) a denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara dos Deputados.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212