Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Jul de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias - Jornal Brasil em Folhas
Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias


Pesquisadores desenvolveram um método não invasivo para avaliar as artérias de um paciente, detectar inflamações e, possivelmente, evitar doenças cardíacas antes que estas sejam graves demais para serem tratadas, segundo um estudo publicado nesta quarta-feira.

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte entre homens e mulheres nos Estados Unidos, e a cada ano cerca de 750.000 americanos sofrem um ataque do coração.

Durante décadas, os médicos recorreram a tomografias e angiogramas para detectar doenças de artérias coronárias, onde os ataquem cardíacos têm origem.

Estes exames se concentram em encontrar vasos que se tornaram mais estreitos devido ao colesterol ou outra substância, restringindo o fluxo de sangue para o coração. Mas estão longe de ser perfeitos, e muitas vezes encontram o problema quando a condição do paciente já é muito grave.

Além disso, o estreitamento das artérias nem sempre é um sinal de um ataque cardíaco iminente.

Na verdade, a inflamação é a principal responsável pelos bloqueios nas artérias que causam os ataques do coração, explicou o pesquisador Keith Channon, professor de medicina cardiovascular na Universidade de Oxford.

Até agora, não havia nenhuma maneira de detectar uma inflamação nas artérias coronárias, disse Channon a repórteres em uma conferência antes da publicação do estudo na revista Science Translational Medicine.

O novo método funciona analisando mudanças no tecido adiposo que envolve as artérias, conhecido como gordura perivascular. Esta se torna mais líquida e menos gordurosa quando está perto de uma artéria inflamada, explicaram.

Utilizando uma medida chamada Índice de Atenuação da Gordura (FAI), os pesquisadores encontraram sinais de inflamação de artérias em tomografias existentes.

Também descobriram ser possível rastrear mudanças na gordura perivascular através do tempo, permitindo aos médicos detectarem sinais precoces que poderiam prevenir acidentes cardiovasculares.

No entanto, ainda são necessários estudos mais amplos para assegurar a eficácia deste novo método em prever futuros ataques cardíacos e salvar vidas.

Os resultados finais deste estudo serão publicados no final do ano, segundo os pesquisadores.

 

Últimas Notícias

Gustavo Mendanha dá início à construção do novo Paço Municipal
Em Nice, feridas seguem abertas em famílias despedaçadas por atentado
Iceberg gigante se desprende da Antártica
Washington limita compra de software da empresa russa Kaspersky
Nova York anuncia plano de US$ 32 milhões contra ratos
Cientistas desenvolvem método não invasivo para avaliar artérias coronárias
Pequenas mudanças nos hábitos alimentares podem prolongar vida
Novo exame de sangue pode ajudar na detecção precoce do câncer de pâncreas

MAIS NOTICIAS

 


MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 
 
TECNOLOGIA
iPhone chegava há 10 anos; conheça a birra que levou Steve Jobs a criá-lo

Alguns dos maiores aparelhos surgem de um momento de inspiração de um designer. Outros resultam de um avanço na tecnologia.

 
 
POLÍTICA
Indicada sob dúvidas, Dodge tem desafio de manter biografia intacta

A indicação da procuradora Raquel Dodge para a sucessão de Rodrigo Janot na chefia da Procuradoria-Geral da República naturalmente vem carregada de questionamentos.

 
 
POLÍTICA
STF envia denúncia contra Temer para a Câmara

A presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministra Cármen Lúcia, enviou nesta quinta (29) a denúncia contra o presidente Michel Temer para a Câmara dos Deputados.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212