Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Ago de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Pequenos mamíferos primitivos já eram capazes de planar no Jurássico - Jornal Brasil em Folhas
Pequenos mamíferos primitivos já eram capazes de planar no Jurássico


Pesquisadores descobriram na China dois fósseis de mamíferos pequenos que há 160 milhões de anos eram capazes de planar e de viver nas árvores, na época do domínio dos dinossauros, revelam dois estudos publicados nesta quarta-feira na revista científica Nature.

Estes mamíferos do Jurássico, extintos, podem ter sido os primeiros a planar, disse Zhe-Xi Luo, professor de Biologia e Anatomia da Universidade de Chicago e autor de ambos os estudos. De certa forma, são os primeiros mamíferos a ter asas, acrescentou.

Os dois fósseis, Maiopatagium furculiferum e Vilevolodon diplomylos, possuíam membranas de pele parecidas com asas, ligadas a longos membros inferiores e superiores.

Vários detalhes da sua anatomia, principalmente a altura dos ombros, devem ter dado a esses animais a agilidade necessária para poder planar de forma eficaz de árvore em árvore.

Os fósseis foram encontrados na Formação de Tiaojishan, ao nordeste de Pequim. Foram analisados por uma equipe internacional de cientistas da Universidade de Chicago e do Museu de História Natural de Pequim.

Um dos fósseis media cerca de 23 centímetros de comprimento e o outro, oito centímetros.

A capacidade de planar devia lhes permitir chegar a alimentos que não eram acessíveis aos animais puramente terrestres, ressaltaram os pesquisadores.

A descoberta, que se une às de outros fósseis descritos pela equipe de Zhe-Xi Luo nos últimos dez anos, mostra que os mamíferos primitivos se adaptaram aos diferentes entornos apesar da concorrência dos dinossauros.

Isso significa que os dinossauros talvez não dominassem a paisagem do Mesozoico tanto quando poderíamos pensar, considerou Zhe-Xi Luo.

A era do Mesozoico se divide em três grandes períodos: o Triássico (de 251 a 200 milhões de anos atrás), o Jurássico (200 a 145 milhões de anos atrás) e o Cretáceo (145 a 65 milhões de anos atrás).

 

Últimas Notícias

Moradores do Rosa dos Ventos comemoram chegada da nova Unidade Básica de Saúde
Samsung anuncia lucro recorde e caminha para superar Apple
Vendas da Amazon crescem, mas investimentos fazem lucro recuar
Nave tripulada Soyuz MS-05 decola rumo à Estação Espacial Internacional
Missão científica chega à Estação Espacial Internacional
Tesla apresenta seu primeiro carro popular
Geólogos encontram novas pistas sobre maior extinção mundial
NASA fará teste de defesa da Terra com asteroide real em 12 de outubro

MAIS NOTICIAS

 


CIDADES
Agetul diz que não ‘vê motivo’ para indenizar vítimas Mutirama

O presidente Agetul, Alexandre Magalhães, responsável pelo Parque Mutirama, disse que “não vê motivo” para indenizar as 13 pessoas que se feriram depois de um problema no brinquedo Twister.

 
 
ESPORTE
Neymar evita mal-estar com o Barcelona na apresentação no PSG

Suas primeiras palavras como jogador do Paris Saint Germain (PSG) giraram em torno de uma única ideia. “Quero desafios maiores”, repetiu Neymar em sua apresentação aos meios de comunicação em uma sala de imprensa lotada.

 
 
POLÍTICA
Partidos da base pressionam Temer por cargos de infiéis em votação

Partidos da base aliada de Michel Temer que votaram em massa a favor do presidente, derrubando a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

 
 
MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212