Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Ago de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Crise dos ovos contaminados se estende a Reino Unido e França - Jornal Brasil em Folhas
Crise dos ovos contaminados se estende a Reino Unido e França


França e Reino Unido foram atingidos pela crise do fipronil, um inseticida, após a chegada a estes países de ovos contaminados provenientes da Holanda, onde milhões de galinhas podem ser sacrificadas, informaram nesta segunda-feira.

A Bélgica, por sua vez, prometeu transparência depois de ter demorado a alertar sobre a contaminação.

A amplitude do escândalo foi divulgada na semana passada na Holanda, onde foram bloqueadas 180 granjas e ordenadas retiradas em massa, ao descobrirem que os níveis de fipronil, molécula utilizada para erradicar o ácaro vermelho nas galinhas, superava -em alguns casos de longe- os limites autorizados pela regulamentação europeia.

Em grandes quantidades o fipronil é considerado moderadamente tóxico para os humanos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e está estritamente proibido nos animais destinados ao consumo humano.

Posteriormente, a crise saltou para Alemanha, Suíça e Suécia, onde foram retirados e destruídos milhões de ovos procedentes da Holanda, país que conta com quase 50 milhões de galinhas poedeiras.

No Reino Unido, a autoridade de segurança alimentar afirmou que o número de ovos é muito limitado e o risco para a saúde pública muito pequeno, mas investigamos com urgência a sua distribuição.

O Ministério da Agricultura francês declarou que 13 lotes de ovos contaminados provenientes da Holanda foram distribuídos entre empresas de transformação alimentar localizadas no oeste do país.

Alguns criadores holandeses já começaram a eliminar as suas aves.

Já foram sacrificadas 300.000 galinhas contaminadas que alcançavam a idade limite de 18 a 24 meses para a colocação de ovos, e por isso estavam excluídas do circuito de transformação alimentar habitual, segundo a organização agrícola holandesa LTO.

Entre um e vários milhões de galinhas poedeiras poderiam ter o mesmo destino se os criadores considerarem que não é rentável mantê-las vivas ao não haver saída para os ovos, advertiu o órgão no domingo.

Tanto na Holanda como na Bélgica há investigações penais sobre o uso fraudulento do fipronil. Na mira dos investigadores estão a empresa holandesa especializada em desinfecção de granjas ChickFriend, e seu fornecedor belga Poultry-Vision, segundo a imprensa.

 

Últimas Notícias

Moradores do Rosa dos Ventos comemoram chegada da nova Unidade Básica de Saúde
Samsung anuncia lucro recorde e caminha para superar Apple
Vendas da Amazon crescem, mas investimentos fazem lucro recuar
Nave tripulada Soyuz MS-05 decola rumo à Estação Espacial Internacional
Missão científica chega à Estação Espacial Internacional
Tesla apresenta seu primeiro carro popular
Geólogos encontram novas pistas sobre maior extinção mundial
NASA fará teste de defesa da Terra com asteroide real em 12 de outubro

MAIS NOTICIAS

 


CIDADES
Agetul diz que não ‘vê motivo’ para indenizar vítimas Mutirama

O presidente Agetul, Alexandre Magalhães, responsável pelo Parque Mutirama, disse que “não vê motivo” para indenizar as 13 pessoas que se feriram depois de um problema no brinquedo Twister.

 
 
ESPORTE
Neymar evita mal-estar com o Barcelona na apresentação no PSG

Suas primeiras palavras como jogador do Paris Saint Germain (PSG) giraram em torno de uma única ideia. “Quero desafios maiores”, repetiu Neymar em sua apresentação aos meios de comunicação em uma sala de imprensa lotada.

 
 
POLÍTICA
Partidos da base pressionam Temer por cargos de infiéis em votação

Partidos da base aliada de Michel Temer que votaram em massa a favor do presidente, derrubando a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

 
 
MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212