Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


19 de Ago de 2017 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Cientistas detectam indício de efeito da Teoria da Relatividade em estrela - Jornal Brasil em Folhas
Cientistas detectam indício de efeito da Teoria da Relatividade em estrela


Berlim, 9 ago (EFE).- Cientistas europeus detectaram no leve desvio de uma estrela em relação à órbita o primeiro indício dos efeitos da Teoria da Relatividade de Einstein sobre esse tipo de corpo celeste, de acordo com a física clássica.

O Observatório Austral Europeu (ESO) informou nesta quarta-feira em um comunicado que uma equipe de astrônomos fez esta descoberta após revisar dados coletados pelo telescópio VLT nos últimos 20 anos da estrela S2, próxima ao buraco negro supermassivo que está localizado no centro da Via Láctea.

Ao comparar os dados orbitais observados com os teóricos da física newtoniana, foi registrado um pequeno desvio que é consistente com as previsões da relatividade geral.

Segundo o ESO, é a primeira vez que se obtém uma medida da força dos efeitos relativistas gerais em estrelas orbitando ao redor de um buraco negro supermassivo.

Esse leve desvio é um dos sutis efeitos previstos pela Teoria da Relatividade Geral, um resultado promissor para novos trabalhos nesse âmbito que o ESO realizará nos próximos meses.

O Observatório pretende continuar estudando a S2 em 2018, momento em que a estrela ficará muito próxima do buraco negro, com a incorporação de um novo instrumento que melhorará a precisão das medições.

O buraco negro do centro da Via Láctea, o mais próximo da Terra, se encontra a cerca de 26 mil anos luz de distância do nosso planeta e tem uma massa quatro milhões de vezes maior que a do sol.

Este monstro está cercado por um pequeno grupo de estrelas, entre elas a S2, que orbita em grande velocidade no forte campo gravitacional do buraco negro, um entorno perfeito, segundo o ESO, para provar a física gravitacional e, particularmente, a Teoria da Relatividade. EFE

 

Últimas Notícias

Para Barroso, cidadão deve saber quanto juiz recebe: ganho R$ 23 mil
HBO oferece U$250 mil como pagamento de recompensa a hackers, diz Variety
HBO teria oferecido recompensa para hackers
Brasil ganha concurso latino-americano de integração de espaços interativos
Imagens de satélite sugerem que Pyongyang prepara teste de míssil submarino
Gert se transforma em furacão no Atlântico, a 720 km das ilhas Bermudas
EUA: empresa contesta ordem judicial de obtenção de dados de internautas
Trump volta a atacar Amazon por empregos perdidos

MAIS NOTICIAS

 


CIDADES
Agetul diz que não ‘vê motivo’ para indenizar vítimas Mutirama

O presidente Agetul, Alexandre Magalhães, responsável pelo Parque Mutirama, disse que “não vê motivo” para indenizar as 13 pessoas que se feriram depois de um problema no brinquedo Twister.

 
 
ESPORTE
Neymar evita mal-estar com o Barcelona na apresentação no PSG

Suas primeiras palavras como jogador do Paris Saint Germain (PSG) giraram em torno de uma única ideia. “Quero desafios maiores”, repetiu Neymar em sua apresentação aos meios de comunicação em uma sala de imprensa lotada.

 
 
POLÍTICA
Partidos da base pressionam Temer por cargos de infiéis em votação

Partidos da base aliada de Michel Temer que votaram em massa a favor do presidente, derrubando a denúncia da Procuradoria-Geral da República.

 
 
MUNDO
George Pell se defende: abuso sexual é abominável

O Cardeal George Pell afirmou nesta quinta-feira que entraria de licença do Vaticano para retornar à Austrália e lutar contra as acusações de abuso sexual infantil.

 


 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 4018-8212