Os juízes do Tribunal Penal Internacional l (TPI) autorizaram nesta quarta-feira que a promotoria investigue a guerra de agosto de 2008 entre a Geórgia e a Rússia pelo controle da Ossétia do Sul.
Trata-se da primeira investigação do TPI de supostos crimes cometidos pela Rússia e também a primeira de um conflito fora da África.
A promotora Fatou Bensouda pediu em outubro autorização para abrir uma investigação, afirmando que tem provas de que foram cometidos crimes contra a humanidade e crimes de guera, entre eles assassinatos e saques, entre 1o. de julho e 10 de outubro de 2008.
Rússia e Geórgia se enfrentaram durante dias de agosto de 2008 em uma guerra relâmpago pelo controle da Ossétia do Sul, um território georgiano separatista apoiado por Moscou.
Depois da vitória russa, o Kremlin reconheceu a independência do território.
O conflito deixou centenas de mortos e mais de 120.000 deslocados, segundo um balanço de agosto de 2008 da agência da ONU para os refugiados.
Segundo o gabinete da promotora, a população de origem georgiana nessa zona foi reduzida em ao menos 75%. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 1204