Máquinas pesadas vão compor mais uma frente de trabalho contra o Aedes aegypti nos municípios goianos. O Governo do Estado disponibilizará às prefeituras 60 caminhões, 12 motoniveladoras, 12 escavadeiras hidráulicas, 12 pás carregadeiras, 12 carros e quatro caminhões prancha, por meio da Frente de Apoio ao Desenvolvimento Municipal/ Patrulha do Desenvolvimento, lançada nesta quinta-feira, dia 28, pelo governador Marconi Perillo no estacionamento do Estádio Serra Dourada, em Goiânia.
Neste primeiro momento, as ações vão se concentrar no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus para atender os objetivos do movimento Goiás contra o Aedes, lançado em dezembro. Os grupos vão executar trabalhos de limpeza em áreas urbanas, removendo entulhos e possíveis criadouros do mosquito nas 48 maiores cidades do Estado apontadas pela Secretaria da Saúde (SES). O trabalho que será levado para todos os 246 municípios goianos começa no dia 1º de fevereiro em 12 cidades: Acreúna, Alvorada do Norte, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Campos Belos, Itumbiara, Itapuranga, Palmeiras, Piranhas, Minaçu, Santo Antônio do Descoberto e Silvânia.
“A estratégia de todo nosso o trabalho é no sentido de erradicação do Aedes. Goiás, hoje, é um Estado modelo no Brasil em termos de ação conjunta com o governo federal, os municípios, as instituições e a sociedade civil. Agora a SED libera toda a nossa patrulha de caminhões e máquinas em auxílio aos prefeitos para remoção de entulho como mais uma ação concreta para erradicar o mosquito. Temos mais de 20 mil pessoas mobilizadas em Goiás hoje e eu tenho certeza que com a continuidade dessa mobilização de todas as nossas equipes, das prefeituras e dos voluntários vamos conseguir atingir essa meta”, afirma Marconi.
Concluído o período chuvoso, as máquinas serão destinadas à execução de serviços como roçagem de áreas públicas, tapa-buracos de estradas vicinais e vias urbanas, abertura de ruas, entre outras demandas. As frentes de trabalho serão divididas em 12 grupos e as cidades foram agrupadas em quatro lotes regionais. Em cada um dos lotes haverá três grupos trabalhando simultaneamente.
A Patrulha do Desenvolvimento será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação (SED). “O município apenas recebe e organiza a infraestrutura. O Estado entra com maquinário, com os operadores, com o combustível e com todo o custeio dessa patrulha. Logo em seguida quando o secretário Leonardo entender que chegou ao fim essa prioridade de governo, ela voltará ao seu papel original. Portanto, essa patrulha tem um papel fundamental no desenvolvimento dos municípios”, diz o vice-governador e titular da SED, José Eliton. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 1582