EUA pagarão US$ 1,7 bilhão ao Irã por dívidas e juros

0 Shares
0
0
0
0

Os Estados Unidos pagarão ao Irã 400 milhões de dólares em dívidas e 1,3 bilhão em juros contabilizados desde a Revolução Islâmica, anunciou neste domingo o secretário de Estado John Kerry.

O pagamento, acertado perante um tribunal internacional, não está incluindo nos bilhões de dólares aos quais o Irã agora poderá ter acesso, após o fim das sanções relacionadas ao seu programa nuclear.

Kerry descreveu o pagamento como uma solução justa, embora tenha admitido que certamente os que pensam que Washington fez muitas concessões para garantir o acordo nuclear não gostarão da situação.

O Irã receberá o saldo de 400 milhões do Fundo Fiduciário, assim como um compromisso de mais ou menos 1,3 bilhão de dólares em juros, disse Kerry, garantindo que o acordo impedirá que o Irã possa fazer mais queixas em outros tribunais.

Por sua vez, o presidente Barack Obama, em um pronunciamento televisionado a partir da Casa Branca, defendeu o acordo afirmando que a soma estabelecida era muito menor que a quantidade que o Irã pedia.

Washington rompeu suas relações com o Irã em 1979 depois que os revolucionários islâmicos invadiram sua embaixada em Teerã como retaliação pelo apoio americano ao regime do Xá.

Em 1981, Teerã apresentou uma demanda em um tribunal estabelecido em Haia para obter os pagamentos dos recursos retidos por Washington. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 790

0 Shares
You May Also Like