Merendeira da rede estadual concorre a prêmio do MEC

0 Shares
0
0
0
0

A volta às aulas na Escola Estadual Vereador Antônio Laurindo, em Iporá, tem um gostinho mais que especial para os alunos. Além de matar a saudade dos coleguinhas e professores, eles retornam animados com a possibilidade de poder saborear novamente um dos pratos preferidos da merenda: a Torta Saborosa de Batata Doce com Peixe.

Mas a receita criada pela merendeira Osmarina Pereira Assini não é sucesso apenas entre os alunos. Foi destaque também no 1º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), onde foi selecionada entre as 15 finalistas, desbancando mais de 2.400 concorrentes de todas as regiões do país.

Segundo Osmarina, a receita nasceu de forma inusitada. Ela conta que, ao iniciar o preparo da merenda, percebeu que a farinha de trigo disponível no momento não seria suficiente para a quantidade necessária. Foi aí que ela teve a ideia de substituir o produto pela batata doce, que havia em abundância no dia. “Deu super certo e as crianças adoraram”.

Funcionária da escola há quase 11 anos, a merendeira diz que criou o prato em 2013. Na cozinha da escola, ela diz que prepara a alimentação das crianças caprichando em dois temperos muito especiais: carinho e amor. “É como se eu estivesse em casa, cozinhando para minha família. Eu faço isso porque a maioria das crianças aqui é muito carente. Muitas delas chegam sem nem ter tomado o café da manhã e a merenda costuma ser a principal refeição do dia”.

Justamente por atender alunos de baixo poder aquisitivo, a direção da escola, além de incluir no cardápio da merenda alimentos mais nutritivos, também promove diversas atividades de Educação Alimentar e Nutricional (EAN). A batata doce e o peixe, no caso a tilápia, foram dois eixos temáticos trabalhados pelos professores. Como a raiz é abundante na região, eles ensinaram às crianças como produzir mudas e a fazer o plantio e cultivo no pátio da escola.

Destaque
Lançado em setembro do ano passado em comemoração aos 60 anos das primeiras iniciativas do governo federal na área de alimentação escolar, o 1º Concurso Melhores Receitas da Alimentação Escolar é patrocinado pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Quem conquistar o primeiro lugar entre os 15 finalistas receberá um prêmio no valor de R$5 mil, um kit de trabalho (touca, avental e manipuladores de alimentos), além de uma viagem internacional e ainda terá direito a participar de um curso de qualificação em receitas e boas práticas de alimentação escolar.

A fase final do concurso é nesta quinta-feira, 28/1, em Brasília. Para escolher a melhor receita entre as 15 selecionadas, um júri terá a chance de experimentar, um a um, os pratos. O resultado oficial será conhecido nesta sexta-feira, 29/1. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 1647

0 Shares
You May Also Like