ONU retira banco iraniano da lista de sanções

0 Shares
0
0
0
0

O Conselho de Segurança da ONU retirou, neste domingo, o banco iraniano Sepah e seus subsidiários internacionais da lista de entidades sujeitas a sanções, após a aprovação do acordo com Teerã sobre seu programa nuclear.

Bank Sepah é o mais antigo banco do Irã.

Bank Sepah e Bank Sepah International haviam sido incluídos na lista negra em 2007 por apoiarem empresas iranianas ligadas ao desenvolvimento de tecnologia para mísseis.

Segundo o comunicado da ONU, a retirada acontece no âmbito de uma resolução adotada em julho passado, depois da conclusão do histórico acordo nuclear entre as grandes potências e o Irã, em 14 de julho de 2015, em Viena.

O Conselho de Segurança impôs quatro séries de sanções ao Irã entre 2006 e 2010, mas essas resoluções ficaram obsoletas após a entrada em vigor, ontem, do acordo com Teerã.

A nova resolução votada em julho retira a maior parte das sanções, mas mantém as restrições ligadas ao desenvolvimento de mísseis por parte de Teerã.

A lista negra de sanções da ONU contra o Irã afeta 43 pessoas e 78 entidades, submetidas a uma proibição mundial de viajar e ao congelamento de ativos. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 782

0 Shares
You May Also Like