A Coreia do Sul advertiu nesta quinta-feira que não irá tolerar um novo disparo de foguete anunciado pela Coreia do Norte, e prometeu que o derrubará se ameaçar seu território.
Três semanas depois de um teste nuclear condenado pela comunidade internacional, a Coreia do Norte advertiu três agências da ONU sobre sua intenção de lançar entre 8 e 25 de fevereiro um foguete que transporta um satélite.
O lançamento pode ocorrer em 16 de fevereiro, aniversário do falecido líder Kim Jong-I, pai do atual número um, Kim Jong-Un.
A Coreia do Norte afirma que seu programa espacial tem objetivos puramente científicos, mas os Estados Unidos e seus aliados consideram que encobre seu programa de desenvolvimento de mísseis balísticos intercontinentais (ICBM), proibido pela ONU.
O anúncio de que a Coreia do Norte lançará um míssil de longo alcance após seu teste nuclear é uma ameaça para a paz na península coreana e para o mundo inteiro e não deve ser tolerada, disse a presidente sul-coreana, Park Geun-Hye.
A Coreia do Sul considera que o que o Norte chama de foguetes espaciais são, na realidade, mísseis de longo alcance.
O anúncio representa um novo desafio para a comunidade internacional, que ainda não entrou em acordo sobre como reagir ao lançamento realizado no dia 6 de janeiro. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 2513