SÃO PAULO – Warren Buffett é o maior investidor do mundo na atualidade, servindo como fonte de inspiração para investidores em todo mundo. Uma de suas estratégias mais conhecidas é a de comprar papéis a um preço mais baixo e vender quando estão valorizados. O colunista do site Marketwatch Mitch Tuchman mostra um exemplo prático de como o Oráculo de Omaha aplica sua filosofia.
Recentemente, ele investiu cerca de US$ 1 bilhão no setor de petróleo, que não está em seu melhor momento, atualmente. O colunista explica que Buffett sempre escolhe papéis de valor, que estão a um patamar muito barato e que aplicou em uma refinaria, que pode se beneficiar mesmo que o preço do petróleo siga em queda.
Tuchman explica que, se a maior parte dos investidores teme alguma ação e sai dela, existe quem vai encontrar valor para comprá-las. Isso significa que devemos comprar a ação que Buffett comprou, da refinaria Phillips 66? Não.
O que o colunista aponta é que existe uma estratégia em comprar ações que tiveram seu preço em queda, mas não seu valor. “Compre o que é feio” é um grande mantra, mas requer atenção e tempo, aponta o colunista. O investidor deve saber precificar as empresas e comprar em momentos de extremo valor.
No entanto, essa estratégia deve combinar diversificação, na opinião de Tuchman. O investidor deve diversificar em vários mercados, títulos e, inclusive, em papéis no exterior, na visão do colunista. Além disso, rebalancear os investimentos periodicamente pode capturar ganhos automaticamente.
Você deveria pensar como Buffett? A menos que você tenha todo conhecimento dele, não, não deveria. Você deveria comprar mercados em momentos de baixa e rebalancear com disciplina? Absolutamente, acredita Tuchman.
O colunista relata que o próprio Oráculo de Omaha já disse que fundos de índice baratos são a solução para quase todos investidores. “Compre barato, venda caro. Realmente não fica mais simples que isso. Um portfólio balanceado e de baixo custo consegue trazer isso e mais”, encerra. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 3059