Arábia Saudita interrompe ajuda de US$ 3 bilhões ao Exército libanês

0 Shares
0
0
0
0

A Arábia Saudita anunciou nesta sexta-feira que interrompeu sua ajuda de 3 bilhões de dólares ao exército libanês e suspendeu o restante do financiamento de 1 bilhão de dólares destinado às suas forças de segurança, para protestar contra suas posições hostis inspiradas pelo Hezbollah libanês.

A Arábia Saudita procede, em vista destas posições, a uma avaliação total de suas relações com a República libanesa, indicou um porta-voz oficial da agência saudita SPA, antes de anunciar a decisão.

O porta-voz enfatizou as posições libanesas hostis que resultam do controle do Estado por parte do Hezbollah, apesar da vontade de Riad de ajudar os libaneses sem distinção.

Também lamentou que o Líbano não tenha condenado as agressões contra suas instalações diplomáticas no Irã.

Riad rompeu no princípio de janeiro suas relações diplomáticas com o Irã depois do ataque contra suas embaixadas em Teerã e Mashhad.

Os manifestantes protestaram contra a execução de um clérigo xiita saudita, Nimr Baqer al Nimr, muito crítico ao poder em Riad e cuja morte desatou a indignação nas comunidades xiitas de vários países da região.

O líder do xiita Hezbollah, Hassan Nasralá, acusou Riad de propiciar, junto com a Turquia, a guera na região com seu projeto de enviar forças terrestres à Síria.
– BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 3606

0 Shares
You May Also Like