Restauração do Teatro São Joaquim será concluída até fim do ano

0 Shares
0
0
0
0

O Cineteatro São Joaquim, unidade da Seduce na Cidade de Goiás, vai ser um dos melhores cineteatros de rua entre as cidades do interior do país. A obra de restauro está em execução e deve ser entregue até o final deste ano. Para falar do projeto do Teatro e outras obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), estiveram em Goiânia nesta terça-feira, dia 22, o diretor nacional do Departamento de Patrimônio Material do Iphan, Andrey Rosenthal Schlee, e o diretor nacional PAC Cidades Históricas, Robson Antônio de Almeida. Eles receberam a imprensa na sede da Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em Goiás, que coordena o programa.

A derrubada das paredes e telhado do São Joaquim causou espanto em alguns moradores e frequentadores da cidade de Goiás, mas foi uma intervenção necessária. Segundo Andrey, a intenção é de que o Cine Teatro fique mais harmonioso no conjunto arquitetônico e urbanístico da cidade, tombado em nível federal.

Ele explica que o prédio tinha problemas estruturais que levaram à derrubada e será reerguido com melhor segurança, acessibilidade e condições técnicas. “O que vai continuar é o uso. Nosso foco é melhorar a qualidade de vida de quem mora na cidade e, também, dar melhores condições para o turismo.”, explica o diretor.

Serão cerca de R$ 9 milhões investidos na obra. O restauro do Teatro São Joaquim é uma parceria entre os governos federal, estadual e municipal. O prédio é propriedade da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), a obra é de responsabilidade da Prefeitura e os recursos são federais, vindos do PAC Cidades Históricas.

A equipe da Seduce acompanha junto com o Iphan todo o processo do restauro, do planejamento ao andamento da obra. O projeto foi adaptado para atender as demandas da Secretaria, incluindo as do tradicional Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), demais eventos da cidade, teatrólogos e cineastas.

Cidades Históricas
A antiga Vila Boa foi a primeira cidade do Brasil a ter concluída uma obra do PAC Cidades Históricas: A ponte da Cambaúba. A cidade de Goiás também ganhou a restauração da Escola de Artes Plásticas Veiga Valle. Em execução, estão a requalificação da Diocese de Goiás, Cineteatro São Joaquim e Mercado Municipal. A restauração da sede da Prefeitura Municipal está em fase de publicação do edital.

Em Goiânia, o PAC Cidades Históricas inclui a requalificação da Praça Cívica, em fase final de execução, e a restauração da Estação Ferroviária, cujo projeto está em análise. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 6740

0 Shares
You May Also Like