Emater expõe artesanato durante a Tecnoshow

0 Shares
0
0
0
0

Máquinas agrícolas, sementes, inovações tecnológicas e produtivas e produção sustentável. Em meio aos conhecimentos repassados e aos produtos oferecidos durante a 15ª edição da Tecnoshow Comigo, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) apresenta durante toda a feira o espaço da Agricultura Familiar. O objetivo é levar produtos artesanais desenvolvidos por famílias de pequenos produtores e artesãos da região.

Entre os produtos oferecidos estão bordados, telas, doces, quitandas e materiais para decoração feitos de produtos recicláveis. Parte dos produtores oferecidos foram confeccionados por participantes de cursos feitos na Emater do município de Rio Verde.

De acordo com a servidora da Emater responsável pela organização do espaço, Simone Borges Ferreira, o estande é crucial para a diversidade característica da feira. “É importante destacar que o setor do agro não se limita apenas ao plantio e colheita. Nós temos uma cadeia produtiva que é composta também por organizações comunitárias e cooperativas. O setor é composto por pessoas e isso não deve ser esquecido”, relembrou Simone.

Mãe de dois filhos, pequena agricultora que auxilia o marido na produção e agora, artesã. Por meio da Emater em Rio Verde, a agricultora familiar Katy Camilo Magalhães encontrou no artesanato algo maior que o aumento da renda. “O artesanato me proporcionou um encontro comigo mesma. Estava muito triste e desanimada.”, explicou Katy.

A artesã contou que recebeu da Emater todos os conhecimentos necessários para a produção e que o estímulo recebido da organizadora Simone Borges serviu de motivação para o desenvolvimento de novos produtos. “Ela foi crucial no meu desenvolvimento. Tanto que hoje nós resolvemos inovar e estamos trabalhando com materiais de maior qualidade”, destacou a agricultora familiar.

Entre bordados e tecidos, a pequena agricultora familiar não esconde sua busca pela perfeição. “Eu me cobro muito. Sempre busco aperfeiçoar meu trabalho e oferecer aos clientes o melhor que podemos fazer”, relatou Katy.

Em sua 15ª edição, a Tecnoshow Comigo oferece durante sua programação palestras sobre temas relacionados a produção agrícola estadual, além de inovações na área de produção e maquinário. No ano passado, segundo a organização da feira, foram movimentados R$ 1,1 bilhão e recebidos 104 mil visitantes.

O objetivo dos organizadores é que a exposição ultrapasse os valores conquistados em 2015. A feira tem encerramento nesta sexta-feira, dia 15, com uma maratona de palestras sobre manejo, primeiros socorros, sanidade em aves, biotecnologia no campo e seguro rural, entre outros assuntos. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 8225

0 Shares
You May Also Like