Os 5 assuntos que vão agitar o mercado nesta terça-feira

0 Shares
0
0
0
0

SÃO PAULO – O Ibovespa fechou estável na última segunda-feira (16), com o mercado em compasso de espera antes da nomeação da equipe do ministro da Fazenda, Henrique Meirelles. Nesta terça-feira (17), o mercado deve ficar de olho nos nomes escolhidos para a equipe econômica do governo Temer e uma série de dados macroeconômicos dos Estados Unidos. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:

1. Bolsas mundiais As bolsas chinesas recuaram nesta terça-feira, em dia de operações fracas em meio a temores de que Pequim pode reduzir seus estímulos monetários enquanto acelera as reformas estruturais e financeiras, mesmo com a esconomia mostrando dificuldade para ganhar força. O índice CSI300, que reúne as maiores companhias listadas em Xangai e Shenzhen, recuou 0,3 por cento, enquanto o índice de Xangai teve queda de 0,25 por cento. O presidente da China, Xi Jinping, disse na segunda-feira que vai avançar com a reforma do lado da oferta e aumentar o número de trabalhadores de renda média. As declarações dele vieram após dados econômicos fracos de abril, reforçando as expectativas de que o governo está relutante em usar mais estímulos monetários para alimentar o crescimento, mesmo com a recuperação econômica já se esgotando. No restante da região, os mercados se recuperaram das mínimas de dois meses após uma alta das ações da Apple e dos ganhos do petróleo impulsionarem Wall Street. O apetite por risco do mercado parece estar voltando, ou mais, o pessimismo excessivo está diminuindo, disse o estrategista sênior do Sumitomo Mitsui Asset Management Masahiro Ichikawa. Por outro lado, o japonês Nikkei teve alta de 1,13%. Já as ações do continente europeu tiveram alta, com destaque para os papéis de bancos e telecomunicações: o DAX registra alta de 0,14%, o FTSE sobe 0,54% e o CAC 40 tem ganhos de 0,10%.

2. Anúncio da equipe de Meirelles O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que anunciará nesta terça-feira os membros de sua equipe, incluindo quem permanece em seus cargos e quem sai, e também apontou Tarcisio Godoy como seu secretário-executivo. Em coletiva de imprensa na última sexta, Meirelles destacou que a sustentabilidade futura da dívida pública e o equilíbrio fiscal são absolutamente necessários e que o governo está avaliando as medidas que tomará. É importante que as medidas sejam anunciadas no momento certo, que estejam maturadas, disse. O anúncio será feito às 08h30 (horário de Brasília).

3. Temer nomeia presidente do BNDES O presidente interino, Michel Temer, escolheu Maria Silvia Bastos Marques para a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Com graduação em administração pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e mestrado e doutorado em economia pela FGV, Maria Silvia já foi diretora do BNDES e presidente da CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, tendo também comandado a secretaria de Finanças da Prefeitura do Rio de Janeiro.

4. Inflação nos EUA Às 9h30, será divulgado o Índice de Preços ao Consumidor dos Estados Unidos. A expectativa mediana dos economistas é de um aumento de 0,3%, em abril no indicador, contra os 0,1% de março. Eu espero que a inflação ao consumidor deva ter uma pequena aceleração, mas muito ligada à alta dos preços do petróleo. Sem isso e alimentos, ela deve ficar em 0,2%. Ainda muito distante dos 2% da meta, diz o economista e estrategista-chefe da Azimut, Paulo Gomes.

5. Fed Os dirigentes do Federal Reserve de San Francisco John Williams, de Atlanta Dennis Lockhard e de Dallas Robert Kaplan falam hoje, podendo dar mais indicações sobre os próximos passos da política monetária americana.
– BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 10040

0 Shares
You May Also Like