Ministro das Cidades quer levar modelo do Cheque Reforma para governo federal

0 Shares
0
0
0
0

Em Goiânia nesta quarta-feira (08/06), para encerrar o 63º. Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social, o ministro das Cidades, Bruno Araújo, afirmou que vai apresentar o Cheque Mais Moradia modalidade Reforma para o presidente em exercício, Michel Temer. “Em momento de crise, temos que ser criativos e buscar soluções boas e baratas para nossa população. Não há vergonha alguma em copiar. Quero levar o Cheque Reforma para o governo federal”, afirmou. Ele quer aprender com aqueles que conhecem esse mecanismo na prática, e em sua opinião, é em Goiás que existe esta mão-de-obra técnica qualificada.
Criado no primeiro mandato do governador Marconi Perillo e executado pela Agência Goiana de Habitação (Agehab), o Cheque Mais Moradia foi premiado com o Selo de Mérito durante o Fórum. O governador Marconi Perillo informou que trata-se de um mecanismo engenhoso de promoção habitacional, que custa pouco para o Estado e beneficia muita gente. Ele contou que quando foi criado, em 2000, o antigo Cheque Moradia foi adotado por outros 16 Estados.
Em 2011, na gestão do hoje deputado federal Marcos Abrão, foi transformado em Cheque Mais Moradia, com valores atualizados e ajustado para entrar como contrapartida em todos os programa federais de habitação. Segundo Marconi Perillo, o governo de Goiás é parceiro em praticamente todos os empreendimentos implantados pela Caixa Econômica Federal no Estado. Segundo ele, já foram beneficiadas 170 mil famílias com o Cheque Mais Moradia nas modalidades Construção, Reforma e Comunitário.
O presidente da Agehab, Luiz Stival, disse que os prêmios conquistados com o Selo de Mérito e o interesse federal pelo Cheque Reforma são a consolidação de um trabalho árduo da equipe da Agência. Além do Cheque Mais Moradia, que venceu na categoria Ações Estruturantes, a Agehab também foi premiada pelo trabalho social realizado com o Programa Casa Legal – Sua Escritura na Mão no Jardim Curitiba, em Goiânia. – Agência Goiana de Habitação (Agehab) – I3D 11190

0 Shares
You May Also Like