Nova frota de robôs traçará mapa tridimensional do espaço

0 Shares
0
0
0
0

Astrônomos do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, nos Estados Unidos, estão preparando uma frota de robôs para explorar ainda mais o espaço. Conhecidos coletivamente como o instrumento de energia escura, serão instalados no telescópio Mayall em Kitt Peak National Observatory no Arizona em 2018.

Cada robô cilíndrico terá um cabo de fibra óptica com um núcleo de 107 milhões de metro de largura, que vai apontar precisamente para objetos específicos no céu da noite para captar a sua luz. Esses objetos também analisarão galáxias distantes e algumas estrelas.

Para evitar colisões entre eles, um sistema em escala reduzida de dez robôs será instalado no telescópio neste mês de agosto e setembro. O teste, que será chamado ProtoDESI, permitirá que os cientistas afinem a precisão dos robôs e do software que os controla. “ProtoDESI vai nos mostrar como o software e posicionadores estão trabalhando juntos”, disse Parker Fagrelius, que está gerenciando o projeto no laboratório de Berkeley.

Com esses dados, será possível rastrear a história do Universo com mais detalhes, além de permitir construir um mapa tridimensional dos cosmos e sondar os segredos da energia escura, que pode ser uma das causas da aceleração do Universo. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 11798

0 Shares
You May Also Like