Quilombolas de Niquelândia e Flores de Goiás recebem Cheques Reforma

0 Shares
0
0
0
0

O Governo de Goiás, por meio da Agência Goiana de Habitação (Agehab) e Secretaria Cidadã, entregam nesta sexta-feira (10/06) benefícios para a comunidade quilombola dos municípios de Flores de Goiás e Niquelândia. No total, serão entregues 100 Cheques Mais Moradia modalidade Reforma para as duas cidades. As famílias remanescentes do Quilombo Rufino Francisco, de Niquelândia, serão atendidas no Ginásio da Escola Estadual Professor Joaquim Francisco Santiago, às 10 horas. Já em Flores de Goiás, a entrega será às 15h30, no salão paroquial, para membros do Quilombo Flores Velhas.
A Agehab, Secretaria Cidadã e a Caixa Econômica Federal assinaram no mês de abril convênios com quatro associações de comunidades quilombolas para construção e reforma de moradias para as comunidades tradicionais de Goiás. Devem ser beneficiadas 610 famílias, sendo 300 com o Cheque Reforma, que serão liberados na primeira etapa, e 310 com o Cheque Construção, a serem liberados posteriormente, ambos dentro do Programa Estadual de Moradia para as Comunidades Tradicionais, coordenado pela Secretaria Cidadã.
A Secretaria Cidadã é intermediadora dos trabalhos. Além da Agehab, executora da política habitacional do Estado, existe convênio com entidades como Defesa Civil, Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima), Secretaria de Saúde e Agetop. O presidente da Agehab, Luiz Stival, destaca que a parceria irá melhorar as condições de moradia de centenas de famílias quilombolas. “O governador Marconi Perillo pilota o maior programa habitacional da história de Goiás, levando moradia de qualidade e inclusão social para milhares de famílias em todo o Estado, com atenção especial às comunidades quilombolas”, frisa.
No mês de maio, a Agehab e a Secretaria Cidadã entregaram 184 Cheques Reforma na comunidade Kalunga de Cavalcante durante a Ação Cidadã, que levou vários outros serviços e benefícios às famílias. Morador do Vão de Almas, em Cavalcante, o casal Aluísio Pereira dos Santos, 25 anos, e Ana Paula da Costa Serafiz, 17, vão utilizar o recursos para consertar o telhado, cheio de goteiras.
Ana Paula teme pela saúde do filhinho, de apenas dois meses de vida. Sem o Cheque Reforma, Aluísio não teria condições de consertar o telhado tão cedo, pois sustenta a família com o que consegue plantar na pequena propriedade ou de bicos que faz na região.
Goiás possui hoje 33 comunidades certificadas pela Fundação Palmares em 28 municípios goianos. O Estado tem o maior quilombo em extensão territorial do Brasil, uma área com mais de 250 mil hectares de cerrado. Somadas, as comunidades quilombolas reúnem uma população de cerca de 5 mil habitantes em Goiás. – Assessoria de Imprensa da Agehab, com informações da Secretaria Cidadã – I3D 11484

0 Shares
You May Also Like