Holandeses são os mais altos do mundo e guatemaltecas, as mais baixas

0 Shares
0
0
0
0

Os homens da Holanda e as mulheres da Letônia são as pessoas mais altas do mundo, e os timorenses e as guatemaltecas, as mais baixas, enquanto os que mais cresceram no último século foram os iranianos e as sul-coreanas, segundo um estudo da Imperial College London (ICL) publicado nesta terça-feira.

Os holandeses têm uma altura média de 1,82 metro, e as letãs de 1,70 m, enquanto os homens do Timor Leste medem cerca de 1,60 m e as mulheres guatemaltecas 1,49 m, segundo números de 2014.

Os belgas, estonianos e letões se situam em segundo, terceiro e quarto lugar, respectivamente, enquanto a mesma ordem é ocupada pelas holandesas, estonianas e tchecas.

O estudo, elaborado por 800 pesquisadores, revela que as sul-coreanas e os iranianos são os que mais cresceram no último século: elas, 20,2 centímetros, e eles, 16,5 no período 1914-2014, um recorde.

A título de comparação, os (e as) americanos(as) cresceram apenas 6 e 5 centímetros, em média, nesse período.

Nosso estudo mostra que os países anglo-saxões, particularmente os Estados Unidos, se situam atrás de outros países europeus e da Ásia-Pacífico com alta renda, especialmente devido aos problemas de obesidade dos primeiros, explica Majid Ezzati, professor da Escola de Saúde Pública do ICL, diretor do estudo.

A maneira de crescer está fortemente influenciada pela alimentação e por fatores ambientais, embora os genes também tenham um papel importante, destacam os autores da pesquisa. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 14388

0 Shares
You May Also Like