HUGOL homenageou famílias de doadores de órgãos

0 Shares
0
0
0
0

O culto ecumênico realizado pelo Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira – HUGOL, em parceira com a Central de Transplantes de Goiás, na manhã dessa terça-feira, 27, homenageou as famílias de doadores de órgãos e tecidos, das captações executadas no primeiro ano de funcionamento da unidade hospitalar. Participaram do evento colaboradores e diretores do HUGOL, familiares dos doadores, pessoas que receberam o transplante de órgãos e autoridades políticas e eclesiásticas.
Fátima Hungria é uma das familiares homenageadas. Segundo a senhora, “é um pouquinho dela [a irmã] que ficou e que está fazendo a alegria de outra pessoa e de outras famílias”. Um dos receptores, Wálex Alerrandro, disse, representando os demais presentes, que “essa é uma forma muito grande de demonstrar amor ao próximo. Eu sou a prova viva, pois sou receptor de um rim. Se não fosse através da doação eu não estaria aqui hoje podendo falar com vocês”.
Para o Diretor Geral do hospital, Dr. Hélio Ponciano, “o dia foi dedicado a homenagear aqueles que durante seu momento de dor encontraram forças para fazer um bem maior. Rogamos para que mais pessoas possam se espelhar na força e na coragem de cada um de vocês para possibilitar que mais vidas sejam salvas”.
De acordo com o Gerente da Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos e Tecidos/Goiás (CNCDO-GO), Dr. Fernando Castro, “desde o início do funcionamento do HUGOL foi instituída a conscientização da doação de órgãos e tecidos, trabalhando isso com os profissionais”. Apesar de resultados positivos na captação no hospital, ele alerta para a necessidade de uma maior conscientização da população, pois “temos em Goiás hoje mais de mil pessoas inscritas em fila; mais de 730 pacientes na espera por córnea; mais de 350 pacientes inscritos na espera de um rim”, conta.
O Superintendente de Acesso a Serviços Hospitalares e Ambulatoriais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), Deusdetih Vaz, representando o Secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, destacou o grande ato executado pelas famílias dos doadores. “Esse ato de amor imortalizou quem você amava e trouxe sobre aquele que foi beneficiário um pacto de como alguém que ele não conhece, não tem nenhuma relação, teve tamanha atitude de amor”.
Na ocasião, a Superintendente de Educação, Saúde e Trabalho para o SUS, Irani Ribeiro Moura, representando o Governo de Goiás, agradeceu aos familiares e aos profissionais de saúde envolvidos nesse processo de doação, finalizando com a leitura de uma mensagem enviada pelo Governador Marconi Perillo, ressaltando “total solidariedade e sincera gratidão aos familiares que mesmo diante da dor imensa da perda de um ente querido assumiram o compromisso de colaborar para que outras pessoas tivessem oportunidade de continuar vivendo ou pudessem recuperar sua visão”.

Setembro Verde
O HUGOL aderiu ao “Setembro Verde” e durante todo o mês está com a fachada com iluminação na cor verde para a conscientização da importância da doação de órgãos e tecidos. Em parceria com a Central de Transplantes do Estado de Goiás, a unidade organizou uma programação para setembro, incluindo atividades de educação em saúde e um dia em que os colaboradores da unidade trabalharam usando peças de roupa na cor da campanha. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 18616

0 Shares
You May Also Like