Secretária Raquel Teixeira lança Enem Express 2016 em Jataí

Redação Redação

A secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, lançou na tarde desta sexta-feira, 9/9, às 16 horas, em Jataí, a nova edição do Enem Express, programa da Seduce que oferece, aos alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede pública estadual, aulas interativas sobre os principais temas abordados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A solenidade foi realizada no Centro de Cultura e Eventos da cidade e contou com as presenças de diversos subsecretários regionais, prefeitos da região, diretores de escolas, professores e estudantes do Ensino Médio, além dos superintendentes Executivo de Educação, Marcos das Neves e de Ensino Médio, Wisley Pereira e da coordenadora geral do Enem Express, Siloá de Freitas.
De acordo com Raquel Teixeira, a novidade desta segunda edição do Enem Express é a ampliação do número de polos, que passa de 20 para 270 em todo o Estado. Em 2016, o programa trabalha com a meta de beneficiar 44 mil estudantes em diversos municípios, inscritos no Enem.

Sistematização
Para a secretária, o grande mérito dos aulões interativos é a sistematização dos conteúdos dos três anos do Ensino Médio em cadernos didáticos, que facilitam a assimilação por parte dos alunos. Raquel destacou, ainda, que se trata de uma ação educacional gigantesca do Governo de Goiás com foco no bom desempenho dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio. Ela lembrou ainda que o “sucesso na vida escolar depende de três fatores: oportunidade, que é o que está sendo dada pela Seduce; mediação no processo de aprendizagem, papel dos professores; e esforço próprio dos alunos”, afirmou.
Professor de História no Colégio Estadual de Tempo Integral José Feliciano, em Jataí, Gleidson Antônio da Silva, elogiou a iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás. O educador é um dos professores do Enem Express nas disciplinas de História e Filosofia e, para ele, o material didático e o formato das aulas farão toda a diferença para os estudantes. “Sem contar o fator motivação, que vai influenciar também na autoestima dos jovens”, lembrou ele.
A subsecretária regional de Jataí, Marina Silveira Martins, destacou que a proposta pedagógica do Governo de Goiás é pioneira e inovadora e que a ação vai reforçar, ainda mais, a preparação dos alunos para a maior avaliação de conhecimentos do país.

Novo formato
As aulas do Enem Express terão início neste sábado, 10/9, no Instituto Presbiteriano Samuel Graham, em Jataí. Serão duas turmas durante o dia com cerca de 700 alunos.
Com formato mais dinâmico a partir desta edição, o programa vai oferecer quase 9 mil horas/aulas em 270 polos instalados em 80 municípios, durante oito finais de semana.
Serão oito aulas, sempre aos sábados, com duração de quatro horas cada. As aulas seguem até o dia 29 de outubro. As inscrições devem ser feitas na própria unidade escolar.
Todos os alunos inscritos receberão, gratuitamente, um caderno de atividades sistematizado, cujas questões serão debatidas em sala de aula. Os alunos também têm acesso às dicas de como interpretar as questões e eliminar alternativas fora de contexto, estratégias que melhoram o desempenho e somam pontos. Docentes e alunos contarão, durante todo o período, com apoio online da Seduce.
O Enem Express é um programa da Seduce Goiás que visa oferecer, aos alunos da rede pública estadual, aulões interativos sobre os principais temas abordados no Enem. Em 2015, quando foi lançada, a iniciativa alcançou 96% dos concluintes de Ensino Médio em mais de 20 municípios goianos. Cerca de 40 mil alunos participaram das aulas presenciais e mais de 19 mil tiveram acesso ao material didático utilizado no programa, no ano passado.

Goiás Enem
Além do Enem Express, a Seduce também oferece aos alunos da rede estadual de ensino o Goiás Enem, uma preparação mais reforçada visando o bom desempenho dos estudantes na prova. O programa fornece material didático aos inscritos e, uma vez por semana, eles têm aula nos polos.
Com duração de quatro horas e meia, as aulas contam com formato dinâmico e professores capacitados nas quatro áreas de conhecimentos abordadas nas provas do Exame Nacional de Ensino Médio. Outro diferencial do projeto é o material pedagógico, desenvolvido por profissionais com ampla experiência e distribuído gratuitamente.
Este ano, o projeto chega à sua quarta edição com o objetivo de atender pelo menos 4 mil estudantes da rede pública de Goiás. Alunos inscritos no cadastro reserva podem ser chamados a qualquer momento, caso haja desistência ou não cumprimento da frequência mínima, que é de 75%. As aulas tiveram início em março e estão em pleno andamento. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 17735

A BRASIL EM FOLHAS utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies