OVG celebra o Dia da Consciência Negra

Redação Redação

O Dia Nacional da Consciência Negra será comemorado nas quatro unidades da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) que trabalham com a terceira idade e na sede da instituição. O 3º Afro Vida tem a finalidade de criar um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação cultural nacional.

A abertura do 3º Afro Vida será nesta quinta-feira, 24, às 9 horas, no Centro de Convivência de Idosos Cândida de Morais. No mesmo dia, às 13 horas o projeto acontecerá no Complexo Gerontológico Sagrada Família. No dia 25, o evento será realizado na Vila Vida. No dia 26 na sede da OVG e no dia 30 no Centro de Convivência de Idosos Norte Ferroviário.

Em todas as unidades e na sede da OVG o evento será dividido em três momentos: exibição do filme Quilombo de Goiás; palestra com o tema A história do Dia Nacional da Consciência Negra e Zumbi dos Palmares, com o coordenador-geral dos Agentes de Pastoral Negros em Goiás, Teodorico Ferreira Silva, e apresentação com o grupo de dança da Vila Vida.

As duas edições anteriores do Afro Vida foram realizadas no Centro de Convivência de Idosos Vila Vida com apresentações culturais e palestras. “Funcionários e usuários de outras unidades da OVG estiveram conosco no 1º e 2º Afro Vida. Mais uma vez, queremos esta integração num momento em que buscamos valorizar a cultura afro-brasileira, tão importante na nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país”, explica a educadora social Marlene Aparecida Gonçalves, coordenadora do Projeto Afro Vida.

Data
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado no Brasil em 20 de novembro e tem por finalidade a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 21646

A BRASIL EM FOLHAS utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies