Polícia paulista apreende computador com denúncias sigilosas contra policiais

Redação Redação

A polícia paulista apreendeu um computador na sede do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe) contendo dados sigilosos e contatos de pessoas que denunciaram casos de violência policial à entidade. As informações foram dadas pela presidenta do Condepe, Nazaré Cupertino, em entrevista coletiva na tarde de hoje (22).

O computador é do Condepe, de uso de todos os 11 conselheiros que atuam no conselho, disse ela. A polícia apreendeu também um notebook pessoal do vice-presidente do Condepe, Luiz Carlos dos Santos, que foi preso hoje (22) juntamente com 30 advogados acusados de envolvimento com o crime organizado.

Nossa preocupação é com os dados que estão na CPU [unidade central de processamentpo] do Condepe. Ali tem os relatórios dos conselhos, tem informações sobre as pessoas que denunciam violação de direitos, tem relatórios da comissão de violência policial, que é um relatório que estava em finalização, disse Nazaré.

Ela explicou que a entidade tem cópia do material, mas ressaltou que o fato de o computador estar fora do Condepe preocupa, pois nele estão todas as denúncias que o conselho recebe, incluindo as de violência policial, com nome, endereço e contato dos denunciantes.

Exigimos garantia da integridade institucional do conselho, a preservação dos dados e a manutenção do sigilo das informações contidas neste computador, diz nota da entidade.

Nazaré Cupertino disse que não tem, até agora, “nenhuma informação relativa ao processo [de prisão] do conselheiro Luiz Carlos. Enquanto não tivermos acesso aos autos, o conselho não vai se pronunciar em relação a isso. – BRASIL EM FOLHAS COM AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS – I3D 21615

A BRASIL EM FOLHAS utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, para recomendar conteúdo e publicidade. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições. Aceitar Consulte mais informação

Política de Privacidade e Cookies