Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


17 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Festa resgata tradição das sementes crioulas - Jornal Brasil em Folhas
Festa resgata tradição das sementes crioulas


Sabe aquelas sementes que foram mantidas e selecionadas por várias décadas pelos agricultores tradicionais através da agricultura familiar? Elas têm um nome estranho, são as sementes crioulas, que guardam em si a riqueza da seleção natural e que por isso devem ser preservadas e disseminadas. Este tipo de embrião dos nossos alimentos é mais resistente e está ganhando, atualmente, mais adeptos entre produtores e consumidores que buscam um alimento de qualidade, em detrimento de produtos que estão a cada dia sendo modificados geneticamente pelo homem, ou que recebem grande carga de agrotóxicos.

Para preservar, celebrar, divulgar e disseminar estas riquezas, a Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater) vem participando e promovendo as feiras de trocas de sementes crioulas que vêm se perdendo devido à modernização da agricultura nos municípios goianos.

Nos dias 13 e 14, a Emater promoveu, em Mineiros, a 8ª Festa da Semente e a Feira da Agricultura Familiar durante a realização do 6º Encontro de Criadores de Suínos Caipira. As atividades buscaram resgatar a tradição do cultivo de sementes e promover a visibilidade da agricultura familiar, além de promover a valorização da raça de suínos. Mais de 300 pessoas participaram do evento entre técnicos, estudantes universitários e agricultores familiares através de mesas-redondas, debates e atendimentos do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) ao produtor rural.

Para o presidente da Associação e produtor rural do município, Hanilton Teodoro de Deus, “a festa foi muito boa. Ficamos satisfeitos com a realização do evento dentro da Associação, e, além disto, aprendemos sobre diversos temas”. Ainda de acordo com o produtor, também houve uma troca de experiências com as permutas das sementes, porque tiveram a oportunidade de conhecer novas espécies de grãos.

Evento de Mineiros
A engenheira-agrônoma da Emater e responsável pela Unidade Local de Mineiros, Márcia Maria de Paula ressaltou que “o evento foi excelente e, neste ano, diferente dos outros, a Festa foi realizada durante dois dias”. Ainda segundo a servidora, o primeiro dia de atividades aconteceu em alguns pontos dentro da cidade. Já no segundo dia as atividades foram realizadas no campo na Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Formiguinha.

Saúde
Ainda durante o evento, foram realizados atendimentos de saúde ao produtor rural através do Projeto Cultivando Saúde, da Prefeitura de Mineiros. De acordo com Márcia Maria de Paula, essa é a terceira vez que o programa integra a Festa, prestando atendimentos médicos, odontológicos, vacinação e exames.

A engenheira agrônoma destacou ainda que os médicos que prestaram atendimento no último sábado devem continuar no assentamento por um mês para atender a população. A servidora da Emater destacou que valorizar as sementes crioulas é promover a saúde, já que não há o uso de adubos químicos e agrotóxicos nesse tipo de semente.

Parceria
O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura de Mineiros, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Agroecologia do Centro Universitário de Mineiros (Unifimes), o Sindicato de Trabalhadores Rurais de Mineiros, a Associação de Pequenos Produtores Rurais do Projeto de Assentamento Formiguinha, Pouso Alegre e Serra das Araras.

Além disto, também contribuíram com a atividade, a Cooperativa Mista dos Agricultores e das Agriculturas Familiares de Mineiros (Coopermin), o Território Rural de Identidade Parque das Emas (Nedet) e o Banco do Brasil.

Outro evento

Durante a Feira Agro Centro-Oeste 2016 realizada no mês passado, em Urutaí, a Emater participou do evento organizando a Feira de Troca de Sementes Crioulas. Segundo a agrônoma e supervisora da Emater de Mineiros, Márcia Maria de Paula, o objetivo das trocas é descobrir onde as sementes crioulas se encontram para repassá-las para os agricultores. “A ideia da feira é resgatar os grãos para se ter acesso a alimentos de qualidade”, destacou a supervisora.

Neste evento, o Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Agroecologia Familiar (Neaf) da Universidade Federal de Goiás (UFG) de Jataí levou sementes crioulas de diversas variedades para a troca, entre elas o milho crioulo. Em Jataí, o grupo busca preservar a cultura das sementes, emprestando os grãos aos agricultores para que eles plantem e devolvam as sementes depois da colheita. A instituição divulga o serviço em redes sociais e por meio de cursos de extensão sobre o tema.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212