Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Goyá é nome da mascote do Mundial Universitário de Futsal - Jornal Brasil em Folhas
Goyá é nome da mascote do Mundial Universitário de Futsal


goyá é o nome da mascote do 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal. O nome foi escolhido depois de cerca de três semanas de votação e divulgado nesta terça-feira, dia 14, pela secretária da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em uma transmissão ao vivo na internet. Goyá foi escolhido por 57% dos mais de 14 mil internautas que votaram. Em seguida ficaram Guará e Olé. O site da enquete recebeu 9.581 votos e nas redes sociais foram mais de 4.685 interações.

O nome Goyá é uma referência ao grupo indígena que mais influenciou a história de Goiás. Eles foram dizimados cerca de 40 anos depois que os bandeirantes chegaram à região da Serra Dourada, onde habitavam. Inclusive, foi o primeiro grupo de indígenas que o bandeirante Bartolomeu Bueno da Silva teve contato no século XVIII.

A divulgação do resultado ocorreu no #trocandoideias – um bate papo com internautas -, que também contou com a participação do presidente do comitê organizador do campeonato, Lusimar Santos. A primeira pergunta foi do Murilo, que queria saber onde seriam as partidas e qual o valor da entrada. “Os jogos serão realizados em Goiânia, no Ginásio Goiânia Arena, e em Anápolis, no Ginásio Internacional. A entrada é franca”, respondeu Lusimar.

A secretária foi perguntada sobre as ações da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) em prol do esporte no Estado. “Goiás se caracteriza pelo apoio à prática esportiva. Temos leis importantes de fomento, como o Pró-Esporte e o Pró-Atleta”, exemplificou.

O evento é basicamente custeado por recursos da Lei Pelé (governo federal) destinados à Goiás, como explicou, Lusimar Santos, e com recursos da Confederação Brasileira de Desporto Universitário (CBDU). “É importante que fique claro que é recurso destinado exclusivamente ao esporte e não tem outra finalidade”, frisou.

Além de o Mundial ser um evento esportivo de grande porte, a possibilidade de interação com outras culturas é uma das peculiaridades mais importantes. “São países que falam línguas diferentes, têm hábitos gastronômicos diferentes, hábitos religiosos diferentes. Receberemos Cazaquistão, Israel, atletas muçulmanos, portanto é uma oportunidade para Goiás em vários aspectos”, acrescentou a secretária.

Aproximadamente 900 pessoas, entre atletas e comissão técnica, estarão em Goiás no próximo julho. Serão 16 países com 22 equipes masculinas e femininas. Além da Seduce, várias áreas do Governo de Goiás dão apoio ao evento, como a Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária, a Secretaria da Saúde, a Goiás Turismo, além de 270 voluntários de várias regiões do País que vão contribuir com a organização.

Abertura
A cerimônia de abertura será em Anápolis, no dia 2 de julho. O primeiro jogo será entre a seleção brasileira feminina – atual campeã do mundo – e a seleção boliviana. O público que for conferir os jogos terá a oportunidade de ver o talento da melhor jogadora de futsal do mundo, a brasileira Amandinha.

A delegação masculina também estará representada com o terceiro melhor jogador do mundo, o catarinense Fabrício Gadeia. Além disso, três atletas goianos foram convocados para representar o País na competição: Bolt, Jean e Tiaguinho. O assistente técnico da seleção masculina, Eduardo Arroz, e o assistente de treinador de goleiros, Rafael Naciff também são goianos.

“É muito grande a expectativa em receber a seleção brasileira aqui na nossa cidade, representando o nosso País. Estamos preparando tudo pra fazer um bom evento e atender todas as expectativas da seleção brasileira em busca de mais um título mundial”, afirmou a diretora técnica da seleção brasileira de futsal, Daniela Dallago.

Campeonato
O 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal é promovido pela Federação Internacional do Esporte Universitário (Fisu), pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e pela Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). O apoio é do Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), governo federal, por meio do Ministério do Esporte, com patrocínio do Gerflor e da Unimed.

O evento tem a chancela da Fifa e ocorrerá dos dias 2 a 10 de julho em Goiânia e Anápolis. Na categoria masculina, estarão presentes as equipes da Alemanha, Argentina, Brasil, Cazaquistão, China, França, Israel, Nova Zelândia, Portugal, República Tcheca, Rússia e Tailândia. Já no feminino participam a Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Cazaquistão, Colômbia, México, Nova Zelândia, Portugal, Rússia.

 

Últimas Notícias

Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212