Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Lula recorre ao STF para tentar evitar envio de investigações para Moro - Jornal Brasil em Folhas
Lula recorre ao STF para tentar evitar envio de investigações para Moro


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva protocolou um recurso no Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar reverter a decisão do ministro Teori Zavascki que determinou o envio das investigações contra ele na Lava Jato para o juiz federal Sérgio Moro, responsável, na primeira instância, dos processos do esquema que atuava na Petrobras.
Os inquéritos remetidos na última segunda-feira (13) a Curitiba apuram se o ex-presidente ocultou patrimônio e se recebeu vantagens de empreiteiras envolvidas no esquema de corrupção na Petrobras, na forma de reformas ou através do pagamento de palestras.
A defesa de Lula apresentou no tribunal os chamados embargos de declaração, recurso para esclarecer omissões, contradições e obscuridades em decisões judiciais.
Os advogados do ex-presidente apontaram como contradição da decisão de Teori a remessa ao Paraná das investigações sobre o sítio em Atibaia (SP) e do triplex em Guarujá (SP) atribuídos ao petista.
Na visão da defesa de Lula, os dois casos deveriam ser encaminhados para a Justiça de São Paulo na medida em que os dois imóveis sob suspeita estão localizados no estado.
Além disso, os defensores do petista alegam que se Janot decidiu incluir Lula no principal inquérito da Lava Jato no Supremo – o que apura se existiu uma organização criminosa para fraudar a Petrobras –, não há razão para apurações sobre o mesmo tema em instâncias diferentes.
Segundo os advogados, ou tudo fica no STF ou deve ser decidido qual ramo da Justiça vai analisar as suspeitas contra o ex-presidente relacionadas aos imóveis de São Paulo.
“Diante desse cenário, resta evidente que ao proferir a r. decisão embargada Vossa Excelência, com o devido respeito, deixou de realizar (omissão) uma necessária sistematização das investigações relacionadas ao embargante. Ou as condutas do embargante devem ser averiguadas no âmbito da ‘Operação Lava Jato’ e essa averiguação deve prosseguir no Inquérito 3.989, ou o assunto relacionado aos procedimentos relacionados a esta Reclamação não dizem respeito à citada operação e, neste hipótese, há necessidade de se determinar qual o órgão jurisdicional competente para processá-los ao realizar-se o desmembramento”, diz trecho do recurso apresentado pela defesa de Lula.
Sítio e triplex
Em março deste ano, o Ministério Público de São Paulo denunciou o ex-presidente da República pelos crimes de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica por causa da suposta compra de um apartamento triplex em Guarujá (foto inferior direita), no litoral de São Paulo. O MP diz que a soma de testemunhos e documentos levam à única conclusão de que o imóvel era destinado a Lula. A defesa de Lula nega que o ex-presidente seja proprietário do triplex.
Segundo os promotores, testemunhas e documentos atestam que Lula cometeu dois crimes: falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Em relação ao sítio de Atibaia (foto superior direita), documentos divulgados pela força-tarefa da Lava Jato reforçam a suspeita de que Lula é o verdadeiro dono do sítio em Atibaia (SP), que teve obras pagas por empreiteiras investigadas no esquema de corrupção da Petrobras.
O ex-presidente, entretanto, afirma que o sítio é de dois amigos dele: Jonas Suassuna e Fernando Bittar. Segundo o petista, a ideia dos amigos era oferecer a ele não só um lugar para descansar, mas também para guardar “as tralhas de Brasília”.

 

Últimas Notícias

Bolsonaro terá uma série de reuniões na próxima semana em Brasília
Com pênalti controverso, Brasil vence Uruguai por um a zero
Brasil está preparado para substituir médicos cubanos, afirma Temer
Chega a quatro número de vítimas das chuvas em Belo Horizonte
Estudantes poderão renovar o Fies até o dia 23
Massoterapeuta Dani Bumbum deixa prisão no Rio
Cervejas terão rótulos com os ingredientes usados na fabricação
Temporal causa mortes e estragos em BH; adolescente está desaparecida

MAIS NOTICIAS

 

Morre em Pelotas o criador da camisa canarinho, Aldyr Schlee
 
 
Brasil concentrou 40% dos feminicídios da América Latina em 2017
 
 
Jungmann e Toffoli anunciam sistema para unificar processos de presos
 
 
Pensamento liberal deve guiar a equipe econômica de Bolsonaro
 
 
Gold3-4 minutosfajn permanecerá à frente do BC até Senado aprovar Campos Neto
 
 
Senado argentino aprova orçamento de 2019 como prometeu ao FMI

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212