Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Em Brasília, Exército faz jornada de sensibilização à ameaça terrorista - Jornal Brasil em Folhas
Em Brasília, Exército faz jornada de sensibilização à ameaça terrorista


O Comando Militar do Planalto promoveu hoje, em Brasília, a jornada de Sensibilização de Ameaça Terrorista, destinada aos setores públicos e privados. O evento contou com a participação de gerentes e diretores de diversas áreas ligados ao turismo, consumo e esporte no Distrito Federal. O objetivo é a capacitação dos agentes para ações preventivas em relação às ameaças terroristas e garantir o clima pacífico durante os Jogos Olímpicos 2016.

O evento reuniu representantes dos ministérios da Defesa e da Justiça, da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), do Governo do Distrito Federal e de órgãos de segurança pública, além de militares das Forças Armadas. Ao longo do dia, ocorrem apresentações sobre noções de terrorismo e reflexos para os Jogos Olímpicos, ações preventivas antibombas, operações interagências, campanha de conscientização à ameaça terrorista e defesa química, biológica, radiológica e nuclear, entre outros.

Segundo o comandante Militar Urbano, general César Leme Justo, é importante preparar a segurança para evitar ataques. “Estamos em processo de preparação das tropas, são vários estágios para desenvolver. O Brasil não tem histórico de ataques terroristas, mas a Olimpíada chama a atenção para isso e não podemos deixar que aconteça”, disse.

O general afirmou que medidas preventivas estão sendo tomadas e que o país está preparado para combater ataques. “Estão sendo realizadas varreduras, fiscalização e controle de entrada e saída. Estamos avaliando os riscos para identificar ameaças. O Brasil está preparado para responder a qualquer ameaça, temos integração entre as forças e estaremos de prontidão”, ressaltou.

O coordenador geral de Análise de Terrorismo da Abin, José Carlos Cunha, falou sobre a importância do trabalho em conjunto. “As forças nacionais e estaduais precisam trabalhar em conjunto. Já avançamos muito desde os primeiros eventos e para as olimpíadas precisamos estar fortes. Não temos experiência com ataques terroristas, mas a ameaça existe. E por não ter essa experiência, identificar é mais difícil”, disse.

Setor privado

Além dos órgãos de Segurança Pública e das Forças armadas, gerentes e diretores de diversas áreas ligados ao turismo, consumo e esporte no Distrito Federal participam da jornada. O supervisor de segurança da Rede Plaza Brasília Hotéis, Ednaldo Lins, falou sobre a importância da atividade. “É um evento de grande importância. Já temos parceria com o Exército há algum tempo e essa apresentação é importante por termos um grande fluxo de hospédes e ter o conhecimento é relevante para a prevenção”, ressaltou.

Para o gerente de segurança do Alameda Shopping, Jorge André Pires, capacitar as equipes ajuda na identificação de ameaças. “O evento é importante, pois nos capacita e nos mostra como identificar e agir em caso de atentados terroristas. Já estamos capacitando todas as nossas equipes de trabalho, não só a segurança, para saber identificar os suspeitos. O evento do Exército vai ajudar muito nesse combate”, relatou.

Campanha

O Ministério da Defesa, em parceria com a Abin e o Ministério da Justiça, iniciaram uma campanha informativa que faz parte do Plano de Sensibilização e Dissuasão a Ameaças Terroristas. O objetivo é alertar a população do Rio de Janeiro e demais cidades que receberão competições, sobre possíveis ameaças durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

A campanha consiste na distribuição de folderes, cartazes e cartilhas, além da disponibilização desse material para os órgãos públicos e empresas ligadas ao turismo, consumo e esporte. A ação está prevista no Estágio de Percepção de Ameaças Terroristas (Epat), realizado no início deste ano, com o objetivo de orientar profissionais que vão exercer atividades diretamente envolvidas no evento esportivo, como trabalhadores de redes hoteleiras, funcionários de empresas de ônibus e metrô, guardas municipais, integrantes da administração de pontos turísticos, motoristas de táxi e voluntários do Comitê Organizador Rio 2016.

A campanha tem o intuito de fazer com que as pessoas envolvidas na Olimpíada fiquem mais atentas e aptas a detectar e informar situações incomuns e atitudes suspeitas, multiplicando a capacidade de reação dos órgãos de segurança.

As ações do estágio estão sendo feitas desde fevereiro nas quatro áreas de competicão do Rio – Barra, Deodoro, Copacabana e Maracanã – e nas cidades-sede do futebol – Manaus, Brasília, Salvador e São Paulo.

As atividades incluem ciclos de palestras que abordam noções do terrorismo contemporâneo, estrutura brasileira de enfrentamento a eventuais ameaças, procedimentos de prevenção adotados internacionalmente e protocolos a serem seguidos pelos órgãos de segurança.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212