Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


15 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Goiás Mais Competitivo reúne prefeitos e secretários - Jornal Brasil em Folhas
Goiás Mais Competitivo reúne prefeitos e secretários


Na pauta do Programa Goiás Mais Competitivo, as secretarias de Gestão e Planejamento (Segplan) e da Educação, Cultura e Lazer (Seduce) realizam nesta quarta-feira, dia 22, às 9 horas, no Colégio Claretiano, em Goiânia, uma reunião com prefeitos e secretários municipais de Educação. O evento é para identificar as principais dificuldades e formular estratégias de intervenção conjunta com os entes públicos municipais, visando mais qualidade no setor de ensino.

Alguns projetos da carteira necessitam de parceria entre o Estado e os municípios, com destaque para o Goiás Parceiro da Educação Infantil e o Parceiros do Ensino em Goiás (PEG). Assim, o foco do encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação terá também a finalidade de apresentar os programas e propostas de parcerias para a execução dos projetos na área.

Iniciativa do governo estadual, o Programa Goiás Mais Competitivo é voltado para desenvolvimento da competitividade e melhoria da qualidade de vida e da gestão pública no Estado. No escopo do programa, a Seduce é responsável por dois desafios estratégicos: promover o acesso à Educação Infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública. Para enfrentamento destes desafios foram elaborados os programas Primeiros Passos: Educação Infantil e Goiás Aprende Mais, respectivamente.

Entidades
Para fortalecer a parceria entre Estado e municípios, a Seduce atua em conjunto com as entidades representativas, como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Goiana de Municípios (AGM) e Federação Goiana de Municípios (FGM). Foram criados dois grupos de trabalho na Seduce, com foco no Goiás Mais Competitivo e a participação das citadas entidades representativas.

No contexto do projeto Goiás Parceiro da Educação Infantil, o objetivo principal é ampliar o acesso a creches e pré-escolas, por meio da colaboração entre os entes públicos, a fim de construir um sistema articulado e eficaz que garanta o direito à Educação Infantil às crianças goianas. Um sistema que, alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) e aos Planos Municipais de Educação, promova um regime de colaboração entre União, Estado e municípios para transformação do cenário em que Goiás se encontra.

Já por meio do programa Goiás Aprende Mais, visando elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública de Goiás, a Seduce instituiu o projeto Parceiros do Ensino em Goiás (PEG). A principal iniciativa deste projeto é estabelecer parcerias com os municípios, por meio das suas secretarias de Educação, uma vez que essas são as maiores prestadoras de serviço educacional público nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, os principais objetivos do projeto são potencializar a aprendizagem no Estado com qualidade e equidade, fortalecer a colaboração entre Estado e municípios e disseminar e disponibilizar aos municípios instrumentos pedagógicos desenvolvidos e/ou trabalhados pela Seduce.

Espera-se que Seduce e municípios sejam parceiros no sentido de garantir aos estudantes da Rede Pública de Goiás a apreensão do conhecimento que se configura a partir de um único foco: excelência na aprendizagem.

Atuação
A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) é responsável pela coordenação do programa Goiás Mais Competitivo. Para tanto, trabalha em parceria com os demais órgãos e entidades com desafios pactuados, desde a definição de estratégias de atuação, estruturação e planejamento dos projetos, apoio na sua execução e na resolução de entraves, por meio da atuação dos executivos públicos da Central de Resultados.

Uma soma de forças no sentido de atingir as metas a serem cumpridas pela Seduce até 2018, direcionadas ao alcance de resultados e à construção de um sistema articulado e eficaz, que garanta o direito à educação aos cidadãos goianos.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212