Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


22 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Goiás Mais Competitivo reúne prefeitos e secretários - Jornal Brasil em Folhas
Goiás Mais Competitivo reúne prefeitos e secretários


Na pauta do Programa Goiás Mais Competitivo, as secretarias de Gestão e Planejamento (Segplan) e da Educação, Cultura e Lazer (Seduce) realizam nesta quarta-feira, dia 22, às 9 horas, no Colégio Claretiano, em Goiânia, uma reunião com prefeitos e secretários municipais de Educação. O evento é para identificar as principais dificuldades e formular estratégias de intervenção conjunta com os entes públicos municipais, visando mais qualidade no setor de ensino.

Alguns projetos da carteira necessitam de parceria entre o Estado e os municípios, com destaque para o Goiás Parceiro da Educação Infantil e o Parceiros do Ensino em Goiás (PEG). Assim, o foco do encontro entre prefeitos e secretários municipais de Educação terá também a finalidade de apresentar os programas e propostas de parcerias para a execução dos projetos na área.

Iniciativa do governo estadual, o Programa Goiás Mais Competitivo é voltado para desenvolvimento da competitividade e melhoria da qualidade de vida e da gestão pública no Estado. No escopo do programa, a Seduce é responsável por dois desafios estratégicos: promover o acesso à Educação Infantil e elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública. Para enfrentamento destes desafios foram elaborados os programas Primeiros Passos: Educação Infantil e Goiás Aprende Mais, respectivamente.

Entidades
Para fortalecer a parceria entre Estado e municípios, a Seduce atua em conjunto com as entidades representativas, como a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Associação Goiana de Municípios (AGM) e Federação Goiana de Municípios (FGM). Foram criados dois grupos de trabalho na Seduce, com foco no Goiás Mais Competitivo e a participação das citadas entidades representativas.

No contexto do projeto Goiás Parceiro da Educação Infantil, o objetivo principal é ampliar o acesso a creches e pré-escolas, por meio da colaboração entre os entes públicos, a fim de construir um sistema articulado e eficaz que garanta o direito à Educação Infantil às crianças goianas. Um sistema que, alinhado às diretrizes do Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC) e aos Planos Municipais de Educação, promova um regime de colaboração entre União, Estado e municípios para transformação do cenário em que Goiás se encontra.

Já por meio do programa Goiás Aprende Mais, visando elevar a qualidade do aprendizado dos alunos da rede pública de Goiás, a Seduce instituiu o projeto Parceiros do Ensino em Goiás (PEG). A principal iniciativa deste projeto é estabelecer parcerias com os municípios, por meio das suas secretarias de Educação, uma vez que essas são as maiores prestadoras de serviço educacional público nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, os principais objetivos do projeto são potencializar a aprendizagem no Estado com qualidade e equidade, fortalecer a colaboração entre Estado e municípios e disseminar e disponibilizar aos municípios instrumentos pedagógicos desenvolvidos e/ou trabalhados pela Seduce.

Espera-se que Seduce e municípios sejam parceiros no sentido de garantir aos estudantes da Rede Pública de Goiás a apreensão do conhecimento que se configura a partir de um único foco: excelência na aprendizagem.

Atuação
A Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan) é responsável pela coordenação do programa Goiás Mais Competitivo. Para tanto, trabalha em parceria com os demais órgãos e entidades com desafios pactuados, desde a definição de estratégias de atuação, estruturação e planejamento dos projetos, apoio na sua execução e na resolução de entraves, por meio da atuação dos executivos públicos da Central de Resultados.

Uma soma de forças no sentido de atingir as metas a serem cumpridas pela Seduce até 2018, direcionadas ao alcance de resultados e à construção de um sistema articulado e eficaz, que garanta o direito à educação aos cidadãos goianos.

 

Últimas Notícias

Deputado Marlúcio promove caminhonetadas em várias regiões de Aparecida
Dia da Árvore: desmatamento vem caindo, mas ainda há desafios
Brincar com os quatro elementos da natureza ajuda a criança a se desenvolver melhor
Meninas que praticam esportes, cuidado com a alimentação!
Indústria paulista fecha 2,5 mil postos de trabalho em agosto
Aneel descarta revisão de bandeira tarifária em conta de luz
BNDES: empréstimos para Cuba e Venezuela não deveriam ter sido feitos
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212