Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


13 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 TRE-DF entrega diploma a alunos dos projetos Eleitor do Futuro e Inclusão Social - Jornal Brasil em Folhas
TRE-DF entrega diploma a alunos dos projetos Eleitor do Futuro e Inclusão Social


O Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) e a Subsecretaria de Educação Básica entregaram hoje diplomas às escolas que participaram dos programas Inclusão Social Desde a Infância, voltado para estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, e Eleitor do Futuro, direcionado a estudantes do 5º ao 9º ano do ensino médio.

A cerimônia de diplomação ocorreu na manhã de hoje (30), na sede do TRE-DF, em Brasília. Os projetos são promovidos anualmente nas escolas públicas e privadas, com o objetivo de formar cidadãos conscientes.

Neste ano, os programas contaram com a participação de 29.956 alunos, que elegeram o personagem e os partidos políticos que melhor defenderam as prioridades e os direitos de suas pautas. Foram feitas 130 sessões de votação, distribuídas em 52 escolas diferentes.

O aluno Cauã Rodrigues, de 12 anos, da entidade de assistência social Casa Azul, de Samambaia, falou sobre a importância do projeto e a proposta do trabalho escolhida. “O projeto é importante para nós, porque mostrou que temos que aprender a votar e colocar em prática o que é proposto. Votei no partido Vida e Saúde, porque apresentava uma proposta que melhora a qualidade de vida dentro da escola”, disse.

O professor Daniel Crepaldi, subsecretário de Educação Básica, do Ministério da Educação, falou sobre a importância do projeto na construção da cidadania. “As escolas que aderem ao programa mostram que crianças e adolescentes passam a tratar a política de uma outra maneira depois de participar do programa. É importante para que essas crianças já comecem a ter a clareza, pois quando forem escolher seus políticos, se baseiem em critérios técnicos, racionais e não em critérios escusos, obscuros, que é a troca de favores”, afirmou.

Projetos

No projeto Inclusão Social Desde a Infância as crianças votam em personagens do folclore brasileiro que defendem temas relevantes para o país. O personagem Yara luta pelo papel da mulher na sociedade, o Curupira defende a proteção à natureza, o Saci pela inclusão das pessoas com deficiência (PCD) na sociedade, o Negrinho do Pastoreio concorre pela igualdade racial e a Vitória-Régia pelo uso racional da água. “Votei na Yara porque ela defende o direito das mulheres. Hoje as mulheres são mais valorizadas mas precisa de muitas conquistas. Diante das propostas apresentadas essa foi a que mais gostei”, disse a aluna Jéssica Maria Barbosa, de 11 anos.

No programa Eleitor do Futuro, os alunos participam de eleições onde podem escolher entre cinco partidos: Partido Vida e Saúde, Partido Esporte e Lazer, Partido Segurança Pública, Partido Liberdade, Respeito e Dignidade e Partido Educação, Profissionalização e Cultura. Os estudantes podem trabalhar a pauta mais importante para suas comunidades dentro da temática do partido do qual fazem parte.

O diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, César Loyola, explicou o funcionamento do programa. “O programa surgiu em 2002 e é realizado todos os anos. Contamos com a participação maciça de escolas públicas e privadas. O programa é feito em duas fases, alcançando a inclusão para as crianças menores, que fazem projetos relacionados à construção de valores, ética e cidadania. O programa Eleitor do Futuro é voltado para adolescentes, que permite aos alunos conhecer os partidos políticos que abrangem propostas de interesse social”, afirmou.

Este ano, os personagem eleito foi Yara e o partido escolhido foi Esporte e Lazer. Em 2015, os vencedores foram Curupira e o Partido Segurança Pública.

 

Últimas Notícias

Nordeste perdeu 1 milhão de trabalhadores no campo de 2012 para 2017
IBGE prevê em 2019 safra de grãos 0,2% menor que a de 2018
Safra de grãos pode chegar a 238,3 milhões de toneladas, diz Conab
Banco do Brasil tem lucro de 14,3% no terceiro trimestre
Percentual de inadimplentes recua em outubro, diz CNC
Boletos vencidos de todos os tipos serão pagos em qualquer banco
Leonardo de Morais toma posse na presidência da Anatel
Natal deve movimentar R$ 53,5 bilhões na economia do país, prevê SPC

MAIS NOTICIAS

 

No Congresso, Temer defende reuniões frequentes entre Poderes
 
 
Bolsonaro reafirma, no Congresso, compromisso com a Constituição
 
 
Bolsonaro critica Enem e diz que prova deve cobrar conhecimentos úteis
 
 
Governo de transição dividiu trabalhos por temas em dez frentes
 
 
Para ministro, é “mais simples” unir MEC com Ciência e Tecnologia
 
 
Bolsonaro e Temer iniciam hoje formalmente governo de transição

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212