Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Estudantes deixam oito escolas e ocupam Secretaria de Educação de Goiás - Jornal Brasil em Folhas
Estudantes deixam oito escolas e ocupam Secretaria de Educação de Goiás


Estudantes e simpatizantes do movimento que protesta contra a proposta que transfere administração de escolas públicas de Goiás para organizações sociais (OS) ocuparam, no início da noite de hoje (26), a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) do estado. Um grupo de servidores está no prédio. A Polícia Militar negocia a saída dos manifestantes.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria da Segurança Pública do estado, a ocupação começou com um pequeno grupo de pessoas que estavam com o rosto coberto e foram seguidos por mais manifestantes. A estimativa é de que 150 pessoas participem da mobilização.

Os manifestantes pedem a suspensão de edital que seleciona organizações sociais para gerir 23 escolas estaduais, em um projeto piloto.

A ocupação da Secretaria de Educação ocorre após a retirada de estudantes de escolas. Segundo a Seduce, oito escolas foram desocupadas desde ontem (25). Com isso, o número de estabelecimentos de ensino ocupados em Goiás caiu para 19.

Denúncias de violência

Pelo Facebook, os estudantes relatam que estão sofrendo agressões e ameaças. Dizem que as desocupações estão sendo feitas com a ajuda de policiais militares e que os pais estão sendo incitados a ficar contra os estudantes.

"Eles forçaram o portão, arrebentaram o cadeado e invadiram o que restava de ocupação no colégio. Eles estão ameaçando muito e tem várias adolescentes que estão em situação de bastante perigo por conta desses "pais" e a direção, que já se mostraram dispostos a vandalizar o colégio para acabar com a manifestação contra as organizações sociais", diz o relato dos estudantes que ocupam o Colégio Estadual Bandeirante.

Estudantes do Colégio Estadual Robinho Martins de Azevedo afirmam que homens encapuzados foram até a escola hoje e, com pedaços de pau, obrigaram os alunos a deixaro local. Agressões foram relatadas ontem também pelos alunos do Colégio Ismael Silva de Jesus, desocupado. Segundo os jovens, policiais entraram na escola e forçaram a saída dos alunos com empurrões, chutes e pontapés.

Polícia Militar

De acordo com a Secretaria de Educação, trata-se de pais e de alunos que reinvindicam o espaço e querem que a escola volte a funcionar. "Está em andamento uma manifestação espontânea de pais, professores e alunos pela desocupação de escolas que foram invadidas por manifestantes que se dizem contrários à gestão compartilhada com organizações sociais e que impediram o início do ano letivo em unidades ocupadas, afetando a rotina de mais de 16 mil estudantes", diz nota divulgada ontem pela Seduce.

Ocupações

No início de dezembro do ano passado, estudantes secundaristas e universitários, professores e simpatizantes do movimento contra a administração de escolas pelas OS começaram a ocupar colégios estaduais. Ao todo, 27 estabelecimentos foram ocupadas. A Justiça de Goiás decidiu pela desocupação de 14 escolas. Juízes das comarcas de Aparecida de Goiânia e de Anápolis determinaram a reintegração de posse das escolas ocupadas nos dois municípios – três no primeiro e oito no segundo.

No último dia 14, o Tribunal de Justiça de Goiás já havia divulgado a decisão de que três escolas públicas estaduais teriam de ser desocupadas em Goiânia: José Carlos de Almeida, Lyceu de Goiânia e Robinho Martins de Azevedo. Segundo o tribunal, os manifestantes têm até 15 dias para cumprir a decisão, sob pena de requisição de força policial e multa diária no valor de R$ 50 mil, a ser revertida para o Fundo Estadual da Educação. Os estudantes foram notificados da decisão na semana passada e o prazo para a desocupação das escolas ainda está em vigor.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212