Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Governador homenageia o artista plástico Elder Rocha Lima - Jornal Brasil em Folhas
Governador homenageia o artista plástico Elder Rocha Lima


O governador Marconi Perillo e a primeira-dama, Valéria Perillo, prestaram homenagem ao vencedor do Troféu Jaburu, em 2015, Elder Rocha Lima, ontem à noite no Palácio das Esmeraldas. Pintor, desenhista, aquarelista, arquiteto, crítico de arte, professor e escritor, ele recebeu a honraria em novembro passado, por ter sido considerado um dos maiores expoentes da Cultura de Goiás.

A obra de Elder Rocha Lima é imprescindível para se entender a identidade de Goiás. Portanto, indispensável para que possamos compreender quem somos como goianos, justificou Marconi, ao comentar as características das obras do artista. Em sua trajetória, retratou a natureza e a cultura goianas, o meio rural e urbano, sempre preocupado em resgatar a verdadeira identidade dos goianos, analisou.

Num momento de descontração, Elder quebrou o protocolo ao comentar os elogios que recebera de Marconi. Em tom de humildade, disse não receber os elogios. Recebo as palavras do governador como incentivo. Não é tanto assim. Como sou novinho - vou fazer 88 anos - vou procurar corresponder e adquirir estas qualidades que me atribui, respondeu. Receba, querido Elder Rocha Lima, nosso pleito de gratidão, por tudo que fez ao longo de sua vida, em todas essas áreas, afirmou Marconi.

Elder afirmou também que a deferência do governador marcou sua história. Eu nunca esperei na minha vida receber uma homenagem deste tipo. Essa noite está no meu coração. Nunca vou esquecer. Muito obrigado, governador. Muito obrigado, Valéria.

De acordo com Elder, Marconi sempre está disposto ao diálogo com a classe artística de Goiás. Por isso, segundo ele, a arte é valorizada no Estado. Não quero desmerecer governadores passados. Mas o único governador em Goiás que se preocupou com o verniz cultural, foi o senhor Marconi. Nós, artistas, somo muito gratos a ele. Temos diálogo com ele. Ele nos entende. Isso é muito bom. Isso é ótimo.

Eixo Goiânia-Brasília - Em discurso, o artista, que é também arquiteto, apontou a existência de grupos acadêmicos estudando o que classificou de Eixo Goiânia-Brasília. Conforme explanou, há demógrafos e urbanistas afirmando que, em poucos anos, 20 milhões de pessoas vão habitar neste eixo.

Elder alertou para a necessidade de um bom planejamento, para que esta previsão seja positiva para o Estado. E fez um alerta: É preciso que homens, da qualidade do nosso governador, tomem a frente e discipline esta ocupação para que nós não tenhamos o dissabor de ver as matas ciliares, as matas de galeria, as nossas veredas de buritis, tão bonitas, serem destruídas.

Ele justificou a preocupação, ao afirmar que Goiás era a placenta do Brasil por conta da contribuição hidrográfica do Estado para as bacias do Rio São Francisco, do Rio Paraná, do Rio Tocantins e do Rio Araguaia.

Participaram da homenagem parentes e amigos de Elder Rocha Lima, e também o secretário-chefe da Casa Civil, João Furtado, o Superintendente Executivo de Cultura de Goiás, Nasr Chaul, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Nancy Ribeiro, a superintendente do Iphan em Goiás, Salma Saddi, além de representantes da cultura e da literatura de Goiás.

Troféu Jaburu - A honraria é entregue todos os anos, em novembro, aos artistas que se destacam em Goiás. A primeira agraciada foi a poetisa Cora Coralina, em 1980. O Jaburu é considerado a comenda mais importante do governo do Estado na área cultural e a escolha do homenageado é realizada em reunião aberta pelos membros do Conselho Estadual de Cultura.

 

Últimas Notícias

Centro está preparado para lançamento de foguete após acidente
Cidades brasileiras integram programa de preservação de florestas
MP denuncia ex-marido de corretora assassinada no Rio
Bolsonaro segue estável e internado no Hospital Albert Einstein
Goiás entra para a elite dos Estados mais competitivos do País
Petrobras eleva gasolina em 2 centavos; diesel permanece inalterado
MME faz consulta sobre planejamento da transmissão de energia elétrica
Inadimplência do consumidor subiu 3,63% em agosto

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212