Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Jan de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Theatro Municipal do Rio comemora 107 anos no domingo com programação gratuita - Jornal Brasil em Folhas
Theatro Municipal do Rio comemora 107 anos no domingo com programação gratuita


Evento que já é uma tradição no calendário cultural da cidade do Rio de Janeiro, o aniversário do Theatro Municipal é sempre um dia em que a casa de espetáculos abre suas portas ao público. Este ano, a Fundação Teatro Municipal, vinculada à Secretaria Estadual de Cultura, optou por concentrar a programação artística de comemoração neste domingo (17) e não na data de inauguração, que foi na quinta-feira, 14 de julho.

No dia do aniversário, centenas de pessoas fizeram visitas guiadas gratuitas, que permitem ao público conhecer todas as dependências da casa, inaugurada em 1909. Já neste domingo, o público poderá ir novamente ao Theatro Municipal para festejar os 107 anos com apresentações dos seus três corpos estáveis: ballet, coro e orquestra sinfônica; além de alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa.

“Dos corpos estáveis ao pessoal técnico e administrativo todos se mobilizam para oferecer esse dia de portas abertas e mostrar o trabalho dos nossos artistas e funcionários. Esta é uma forma simpática de aproximar a população de seu teatro. Também é uma forma de mostrar em um mesmo dia todos os talentos que trabalham nesta Casa”, disse o maestro Tobias Volkmann, titular da Orquestra Sinfônica do Municipal.

Neste domingo, Volkmann será o regente do Concerto em Homenagem a Carlos Gomes, que abrirá às 11h a programação gratuita. A apresentação celebra os 180 anos de nascimento do compositor brasileiro (1836-1896) e no repertório estão trechos das óperas Fosca, Il Guarany, Maria Tudor, Lo Schiavo, Condor e Colombo.

Às 14h, será a vez dos alunos da Escola Estadual de Dança Maria Olenewa subirem ao palco para apresentar cinco coreografias assinadas por nomes como Dalal Achcar, Vassili Sulich, Eric Frederic, Silvana Andrade e Consuelo Rios. Sob a direção de Maria Luisa Noronha, os jovens bailarinos abrirão a apresentação com o balé Fantasia Brasileira, criado com base na conhecida composição clássica Grande Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro, do pianista e maestro norte-americano Louis Moreau Gottschalk (1829-1869) e inspirada na melodia original do hino de autoria de Francisco Manoel da Silva (1795-1865).

Encerrando a programação, o Ballet do Theatro Municipal apresentará, às 17h, o segundo e o terceiro atos de O Lago dos Cisnes, com coreografia de Yelena Pankova para a música de Piotr Ilitch Tchaikovsky. O mais famoso e popular dos balés românticos, o Lago dos Cisnes terá nessa apresentação como solistas os bailarinos Mel Oliveira, interpretando o duplo personagem Odette e Odile, Murilo Gabriel no papel do Príncipe Siegfried, Rodrigo Negri como o Bobo da Corte e Edifranc Alves como o bruxo Von Rothbart. A direção artística é das primeiras bailarinas Ana Botafogo e Cecília Kerche.

O Theatro Municipal fica na Praça Floriano, na Cinelândia, centro do Rio.

 

Últimas Notícias

Inep divulga resultado do Enem
Frédéric Lamotte é o novo diretor geral da CA Indosuez Wealth (Miami) e responsável Global da região das Américas
A ACIRLAG chega para impulsionar o setor econômico da região Leste de Aparecida
Inep divulga notas do Enem na sexta-feira
Bolsonaro sanciona Lei do Orçamento 2019 de mais de R$ 3,3 trilhões
Parlamento venezuelano aprova acordo para entrada de ajuda humanitária
Imigrantes hondurenhos sofrem com obstáculos para passagem de caravana
Militares vão atuar de forma mais intensa no Programa Mais Médicos

MAIS NOTICIAS

 

ANP aprova credenciamento de empresa certificadora
 
 
Política de combate à inflação foi bem-sucedida, diz presidente do BC
 
 
Marcos Pontes: fusão de Embraer e Boeing preserva interesses do país
 
 
Número de linhas de celular tem maior queda do ano em novembro
 
 
ANP: Petrobras pede prazo maior para definir quais campos vai explorar
 
 
Ex-presidente do Banco Central defende política econômica do governo

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212