Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Fica 2016 debate produção de alimentos e conservação do Cerrado - Jornal Brasil em Folhas
Fica 2016 debate produção de alimentos e conservação do Cerrado


A décima oitava edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – Fica 2016 foi lançada oficialmente nessa terça-feira, 26/07, no Palácio Conde dos Arcos, na Cidade de Goiás. Na cerimônia, governador Marconi Perillo falou da alegria de realizar o evento, já consolidado no calendário cultural goiano. O governador apresentou a tela do artista goiano Rodrigo Godá, que ilustra essa edição do Fica. “Esse festival celebra as artes visuais, o cinema, meio ambiente, música e a cultura”, disse Marconi. O Fica 2016 será realizado entre os dias 16 e 21 de agosto, na Cidade de Goiás.
O governador anunciou que esse ano o festival volta a ter um show nacional de encerramento. Segundo Marconi, com a atração, o Governo está atendendo a um pedido da população da cidade.
Para a secretária de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), Raquel Teixeira, o lançamento na Cidade de Goiás tem uma razão especial, que é aproximar o Festival da comunidade. “Nessa edição de 2016, em que atinge a maioridade, o festival está mais conectado com a comunidade do que nunca, focado na valorização de Goiás, do cinema, do Cerrado como grande fronteira alimentar do mundo.”, disse a secretária. O tema central será focado no consenso possível entre a produção de alimentos e a conservação ambiental. A secretária explica que os fóruns do festival trazem três eixos centrais: Governança territorial, preservação ambiental e segurança alimentar.
A programação do festival é composta por seis mostras de cinema (Mostra Competitiva, 8ª Mostra Infantil - Fica Animado, 14ª Mostra ABD Cine Goiás, Mostra Paralela do Cinema Brasileiro, Mostra de Lançamento Nacional e Mostra de Vídeo Escolar – Se Liga no Fica), Fórum de Cinema e Fórum Ambiental (com mesas, palestras, minicursos e oficinas), debate com cineastas e uma diversa programação musical.
Toda a programação do Fica 2016 é gratuita e aberta ao público. A inscrição para cursos e oficinas foi aberta nessa terça-feira, 26, no site oficial do festival: http://fica.art.br
Cinema – Como explica o coordenador do Fica 2016, Lisandro Nogueira, o festival esse ano é marcado por duas grandes vertentes: O cinema de animação, com mostras, debates e fóruns focados nesse gênero, e um grande debate sobre games e cultura digital. “Nessa edição do Fica, vamos discutir o que é cinema hoje, com uma mesa sobre atualidade do audiovisual e três importantes oficinas sobre documentário, experimental e cine ensaio”, conta Lisandro.

O festival recebe convidados de atuação reconhecida no cinema, como os atores Osmar Prado e Fabio Assunção, o diretor José Eduardo Belmonte, o maior fotógrafo do cinema brasileiro, Lauro Escorel, que vai presidir o júri, o fotógrafo e diretor de arte Adrian Cooper, os representantes da Green Film Network, Mário Branquinho, José Vieira e Eleonora Inusa e vários outros grandes nomes de peso no cinema mundial.
A Mostra Competitiva teve a premiação reforçada esse ano e vai distribuir R$ 280 mil em prêmios, R$ 40 mil a mais que nas edições anteriores. O público poderá conferir 22 produções com temática ambiental, sendo 12 estrangeiras e 10 brasileiras. A participação internacional fica por conta de produções da França, Áustria, Alemanha, Bélgica, Índia, Irã e México. Entre os brasileiros, 4 filmes são goianos. Além de Goiás, participam filmes dos estados do Maranhão, Paraná, Pernambuco, Ceará e São Paulo.
Meio Ambiente – Na edição 2016, o Fica traz para o centro das discussões a questão da preservação ambiental e a produção de alimentos no Bioma Cerrado. O Fórum Ambiental traz o tema: O Caminho para um futuro sustentável: governança territorial, proteção ambiental e segurança alimentar.
Para esse debate, especialistas da área se reúnem na Cidade de Goiás, como o doutor Paul West, diretor da Global Landscape Iniciative, Tasso Azevedo, do Observatório do Clima, deputado Daniel Vilela, presidente da Comissão Mista do Congresso Nacional de Mudanças Climáticas, Pedro Arraes, presidente da Emater Goiás e diversos outros nomes que buscam novas soluções e caminhos.
Música – Uma das novidades desse ano é a presença de Daniel Jobim, neto de Tom Jobim, que realiza um concerto especial com suas canções e de seu avô sobre a natureza. O show será no Palácio Conde dos Arcos. Ainda, a programação musical com uma atração nacional no encerramento e 14 shows de artistas goianos está sendo preparada e deve ser anunciada em breve.
Comunidade - A Cidade de Goiás recebe o projeto Fica na Comunidade, que esse ano desenvolveu o Se Liga no Fica, com oficinas de produção audiovisual nas escolas públicas da cidade. O resultado dessas oficinas é um filme curta-metragem que será exibido durante a programação do festival.

E também envolvendo a comunidade escolar, a Seduce Goiás está realizando o primeiro Concurso de Produção de Texto do festival, com o tema: O que fica do Fica? Alunos da rede estadual de educação vão participar do festival e, depois, produzir textos sobre suas impressões e vivências. O prêmio para os dez finalistas vai ser uma viagem ao Rio de Janeiro para conhecer o Museu do Amanhã. A cerimônia de premiação será no dia 30 de setembro, no Palácio Conde dos Arcos.
Fica 2016
De 16 a 21 de agosto
Cidade de Goiás
Programação: Mostra Competitiva, Fica Animado, Mostra ABD Cine Goiás, Mostra Paralela, Mostra de Lançamentos e Mostra de Vídeo Escolar
Fórum de Cinema e Fórum Ambiental
Site oficial: http://fica.art.br/

 

Últimas Notícias

Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro
Marcha da Consciência Negra pede democracia, direitos e fim do racismo
Bolsonaro diz que vai seguir normas legais para indicação à PGR
Projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa é arquivado do Senado
Conselho de Ética da Câmara arquiva representação contra Laerte Bessa
Reunião do Escola sem Partido é novamente suspensa em comissão mista
Eunício e equipe do futuro governo voltam a discutir cessão onerosa
Brasil encerra o ano com vitória sobre Camarões por 1 a 0

MAIS NOTICIAS

 

Grafiteira faz mural de 500 m2 no Rio para homenagear mulheres negras
 
 
Estados poderão decidir se darão aulas a distância no ensino médio
 
 
Estudante poderá escolher área a ser avaliada no segundo dia do Enem
 
 
PF prende suspeitos de ligações com facções criminosas em sete estados
 
 
Bolsonaro confirma Mandetta para a Saúde
 
 
México habilita 26 empresas brasileiras para compra de carne de frango

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212