Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Em um mês de atividades, Credeq já atende com capacidade máxima - Jornal Brasil em Folhas
Em um mês de atividades, Credeq já atende com capacidade máxima


Um mês após a inauguração, o Centro de Referência e Excelência em Dependência Química (CREDEQ) Jamil Issy, em Aparecida de Goiânia, já preencheu toda capacidade permitida de pacientes, nessa primeira etapa de abertura. A unidade está com 25 pacientes homens, entre 26 e 51 anos, em internação nas unidades terapêuticas residenciais, acompanhados pela equipe multiprofissional. Estão previstas novas internações ainda nesta semana. O CREDEQ conta com uma equipe de médicos, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, profissional de educação física e musicoterapeuta. O tratamento na unidade vai além dos cuidados médicos e de enfermagem. Toda equipe multiprofissional faz um trabalho terapêutico, visando atender as necessidades particulares de cada pessoa. Além de abordar as necessidades individuais, são desenvolvidas atividades de “treinamento de habilidades”, “prevenção de recaída”, atividades para a reabilitação, estimulação cognitiva e autoconhecimento, atividades de reinserção social, atendimentos familiares e atividades esportivas (caminhadas, corridas, futebol, jogos de tabuleiro, natação, entre outras).
O paciente S.S., de 30 anos, que não quer ser identificado, é da região Leste Universitária de Goiânia e chegou ao CREDEQ, há quase duas semanas, debilitado pelo vício em álcool e outras drogas. “Eu cheguei aqui por meio do CAPS. Estava magro, havia passado noites sem dormir, bebendo e consumindo droga. Quando tomei a decisão de vir para internação, queria ser ajudado. Felizmente estou sendo tratado muito bem, por excelentes profissionais e me sinto melhor a cada dia”, relata.
Este é o primeiro tratamento de dependência química de S.S. O paciente abriu mão de seus pertences e de sua residência alugada, em busca de recuperação. O convívio com os outros colegas de internação tem ajudado nessa evolução do tratamento, já que o ambiente propicia a união e o companheirismo. “Quando a pessoa está no mundo das drogas, esquece até de si mesma, que tem outras pessoas que querem o bem dela e se sente em um mundo obscuro. Aqui, estou reaprendendo a viver, como se estivesse nascendo de novo. Esse ambiente faz com que eu não tenha vontade de usar mais drogas”, diz.

Próxima etapa

Em outubro deste ano, deverá ser liberada mais uma Unidade Terapêutica Residencial do CREDEQ, com 12 vagas, e um ambulatório adulto. Esse ambulatório atenderá pacientes que não necessitam de internação, e sim de acompanhamento e consulta com psicólogos, psiquiatras, clínico geral, assistente social e terapeuta ocupacional. Esta nova ala do CREDEQ terá capacidade para realizar 1.050 consultas por mês.
Pioneiro no país, o CREDEQ visa o atendimento gratuito às vítimas do consumo de álcool, do crack e de outras drogas. Ao todo, a unidade oferecerá 96 vagas para pacientes graves e de maior complexidade, com possibilidade de internação, de até 90 dias, e retorno para mais tempo conforme avaliação médica. O público-alvo será de crianças, com até 12 anos incompletos, adolescentes e adultos. Todos serão admitidos na unidade, voluntariamente.
Os critérios de inclusão para internação na unidade são o encaminhamento por equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de todo o Estado (e por Unidades Básicas de Saúde, onde não existem Caps), comprometimento biopsicossocial do paciente e avaliação feita por uma equipe multiprofissional do CREDEQ.

 

Últimas Notícias

Varejo perde R$ 19,5 bilhões em 2017 por danos em produtos e furtos
A partir deste sábado, candidatos só podem ser presos em flagrante
Brasileiros não se sentem prontos para lidar com a morte, diz pesquisa
Aos 95 anos, Gervásio Baptista recebe Medalha do Mérito Jornalístico
PF combate grupo criminoso responsável por contrabando de cigarros
Primavera começa hoje com possibilidade de novo episódio do El Niño
Facebook anuncia medidas para combater contas falsas e desinformação
Polícia Militar faz operação na Rocinha

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212