Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


16 de Nov de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Rio passa para Paris presidência do Grupo C40 de megacidades sustentáveis - Jornal Brasil em Folhas
Rio passa para Paris presidência do Grupo C40 de megacidades sustentáveis


O grupo C40, rede de cidades para o promoção de desenvolvimento sustentável, elegeu hoje (8) a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, como nova presidenta, eleita pelo Comitê Diretivo por unanimidade.

O anúncio foi feito no Museu do Amanhã, e a passagem simbólica do cargo foi feita pelo atual presidente, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes. A cerimônia de transmissão de cargo será durante o Encontro C40 de Prefeitos 2016, na Cidade do México, entre 30 de novembro e 2 de dezembro, principal reunião global de prefeitos das megacidades.

Nesta segunda-feira também foi inaugurado o primeiro escritório do grupo na América Latina, localizado dentro do museu.

Anne Hidaldo é a primeira mulher presidente da organização, criada há 11 anos. “Não há mais território que não seja permitido às mulheres. Também vou militar para que novos poderes sejam conferidos ao cidadão e para que estados deleguem mais poder local”, disse a prefeita.

Anne destacou que o foco de seu mandato será garantir que as maiores e mais influentes cidades estejam mobilizadas para cumprir o Acordo de Paris, bem como captar novos investimentos e financiamentos para cidades verdes e resilientes – capazes de se adaptar às mudanças climáticas – o reconhecimento à liderança das mulheres no enfrentamento às mudanças climáticas entre outras prioridades. Aprovado por 195 países, o Acordo de Paris prevê a redução das emissões de gases de efeito estufa no contexto do desenvolvimento sustentável.

Também participaram do evento, os prefeitos de Los Angeles, Eric Garcetti, e de Copenhague, Frank Jensen, mebros do grupo.

Mais de 600 milhões de pessoas e um quarto da economia global compõe o C40, com mais de 80 cidades associadas. O objetivo da rede é combater as alterações climáticas e reduzir as ações urbanas que reduzem as emissões de gases com efeito estufa e os riscos climáticos, além de aumentar condições de saúde, bem-estar e as oportunidades econômicas dos cidadãos urbanos.

O Rio de Janeiro foi a primeira cidade em desenvolvimento a presidir o C40, em 2013, após substituir a cidade de Nova York. Atualmente, o comitê diretivo inclui os prefeitos de Amã, Boston, Copenhague, Hong Kong, Jacarta, Joanesburgo, Londres, Los Angeles, Cidade do México, Rio de Janeiro e Seul.

Na cerimônia de hoje, o prefeito Eduardo Paes ressaltou os muitos avanços na agenda ambiental do Rio nos últimos anos, como o saneamento do Rio Deodoro, a ampliação das ciclovias e a implantação do VLT (veículo leve sobre trilhos), mas lamentou que a cidade tenha ainda uma agenda do século 11, em pleno século 21. “Que é o tratamento do esgoto, de suas águas. Nosso modelo é confuso, os governos do estado têm o domínio sobre a questão do esgoto. Esse é o desafio maior da cidade”, afirmou Paes. “Ainda temos enormes desafios ambientais.”

A meta de reciclagem dos resíduos sólidos de cerca de 25% também não foi alcançada, mas o prefeito espera que ela seja atingida ainda em sua gestão.

 

Últimas Notícias

Presidente Díaz-Canel defende trabalho de médicos cubanos no Brasil
Ministério vai lançar edital para repor vagas de médicos cubanos
CFM afirma que há médicos suficientes para atender Brasil
Associação lança projeto para conscientizar população sobre diabetes 2
Transposição do S. Francisco está na pauta de prioridades da transição
Temer inaugura primeira etapa do acelerador de elétrons Sirius
Temer diz que decidirá “lá na frente” reajuste de ministros do STF
Só um governador do Nordeste participa de encontro em Brasília

MAIS NOTICIAS

 

Volume de vendas do varejo cai 1,3% em setembro
 
 
Gilmar Mendes suspende decisão que obriga bancos a ressarcir clientes
 
 
Prefeitos e secretários pedem para manter cubanos no Mais Médicos
 
 
Em depoimento, Lula nega que é dono de sítio em Atibaia
 
 
Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 33 milhões no próximo sorteio
 
 
Enem: estudantes fazem hoje prova de matemática e ciências da natureza

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2019 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212