Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


25 de Mar de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 “A estrutura do Ensino Médio em todo o País precisa mudar”, afirma Raquel Teixeira - Jornal Brasil em Folhas
“A estrutura do Ensino Médio em todo o País precisa mudar”, afirma Raquel Teixeira


Em entrevista coletiva na manhã desta sexta-feira, 9/9, a secretária de Educação, Cultura e Esporte de Goiás, Raquel Teixeira, afirmou que o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2014/2015, divulgado nessa quinta, mostra que a estrutura do Ensino Médio no Brasil precisa ser reformada. Segundo a pesquisa, Goiás é um dos poucos Estados em que o ensino público continua avançando e que atingiu as metas estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

A maior nota de Goiás (4.7) foi alcançada nos Anos Finais do Ensino Fundamental (8ª série/9º ano). Esse resultado superou a meta exigida de 4.5 e avançou 0.2 em relação à 2013. Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (4ª série/5º ano), a rede estadual passou de 6.0 (2013) para 6.1, índice bem superior à meta nacional de 5.3. Já no Ensino Médio, o Estado alcançou a meta prevista pelo Ministério da Educação: 3.8. Nesse nível de ensino, além de Goiás, somente os estados do Amazonas, Piauí e Pernambuco atingiram as metas.

“Os números divulgados para o Brasil são medíocres em termos do que os jovens merecem, mas Goiás tem muito o que comemorar. Dentro do quadro do Brasil, saímos na frente atingindo as metas em todos os níveis, o que prova que continuamos avançando. Eu estou orgulhosa de cada professor e de cada escola, que mesmo com as dificuldades, conseguiram manter Goiás no topo do ranking”, afirmou.

Com os resultados do Ideb 2015, Goiás aparece entre as quatro unidades da Federação a cumprirem as metas estabelecidas pelo MEC. No Ensino Médio, com a nota 3.8, o Estado ocupa o segundo lugar no ranking nacional. No Ensino Fundamental 2, o primeiro lugar; e no Ensino Fundamental 1, o quarto. No comparativo com os dois Estados da região Centro-Oeste (Mato Grosso e Mato Grosso do Sul) e o Distrito Federal, Goiás conquistou a maior nota também nas duas fases do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, ultrapassando também as metas previstas pelo MEC.

Ensino Médio
A secretária informou que o Estado vai continuar buscando melhorar o ensino público, expandindo o número de escolas de tempo integral, mantendo o foco na gestão de resultados para a aprendizagem e capacitando e valorizando o professor. Aliado as tarefas dos Estados, ela acredita que uma reforma no Ensino Médio de todo o País deve ser realizada ainda neste semestre.

“O Ideb mostrou para todos que tanto na rede pública quanto na privada o sistema atual no Ensino Médio não funciona. A meta está estagnada desde 2011. Precisamos urgentemente de uma reforma de certa forma ela já está em curso no Congresso. Uma das mudanças é a quantidade de disciplinas obrigatórias, que hoje são de 13 e passarão a ser cinco. Isso vai permitir o aluno construir sua trajetória na escola, já focado naquilo que ele quer para seu futuro”, explicou Raquel.

 

Últimas Notícias

Jovens têm menos chance de contratação e mais de serem demitidos
Bolsa cai e dólar fecha em R$ 3,80
Araújo: dispensa de status especial na OMC nos coloca como país grande
Países sul-americanos devem sair de uma só vez da Unasul, diz ministro
Chanceler descarta emprego das Forças Armadas na Venezuela
Moçambique, Zimbábue e Malauí tentam identificar vítimas de ciclone
Nova Zelândia quer proibir, em abril, venda de armas do tipo militar
Conselho Europeu aceita prorrogar saída do Reino Unido para maio

MAIS NOTICIAS

 

Copom inicia reunião nesta terça para definir taxa básica de juros
 
 
Mercado reduz projeção de crescimento da economia de 2,28% para 2,01%
 
 
Atividade econômica tem queda de 0,41% em janeiro, diz BC
 
 
Governo lança edital de estudos para concessão de 22 aeroportos
 
 
Governo do Rio anuncia rompimento da concessão do Maracanã
 
 
Conflitos e segurança poderão contar pontos na avaliação de escolas

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212