Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


21 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Educação Integral é tema de seminário - Jornal Brasil em Folhas
Educação Integral é tema de seminário


Especialistas em educação de tempo integral do Brasil participam até nesta quarta-feira, dia 14, em Pirenópolis, do 1º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral, promovido pela Secretaria de Educação, Cultura e Esporte de Goiás (Seduce). O encontro foi aberto na noite desta segunda-feira, dia 12, com início das atividades na terça. O evento reúne cerca de 600 profissionais da rede estadual de ensino, entre gestores e coordenadores pedagógicos das instituições de ensino, coordenadores dos núcleos diversificados das escolas de tempo integral e dos núcleos pedagógicos das subsecretarias regionais.

Ser Pleno

Autora do projeto que criou o Ensino Fundamental de nove anos e relatora do projeto de lei que visa instituir a educação de tempo integral em todo o País, à época deputada federal, a secretária Raquel Teixeira destacou, na solenidade, que o foco das escolas de tempo integral é a formação do ser humano em seus múltiplos aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e outros.

Ela também fez uma retrospectiva desse modelo educacional em Goiás, que começou em 2006 com a implantação da jornada de 10 horas diárias, fortalecida cinco anos depois pela parceria com o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária e com a Fundação Itaú Social, passando pela implantação do projeto Ser Pleno em 2012 e pela criação no Ensino Médio dos Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) um ano depois.

A superintendente Márcia Antunes lembrou que o projeto de Escola em Tempo Integral na rede estadual de ensino completou este mês 10 anos. “Começamos a desenvolver esta ação em 2006 de forma tímida e com muitas incertezas, e hoje já temos na rede 159 instituições em tempo integral, sendo 21 delas de Ensino Médio”, disse ela.

Programação

Em sua fala na abertura do Seminário, Raquel afirmou ainda que o ensino de tempo integral tem se revelado um dos elementos mais decisivos para ajudar o aluno a aprender mais e melhor. “Sei que temos pela frente um grande desafio, mas o importante é saber que existem caminhos para isso; e os principais deles serão mostrados aqui nestes dois dias de seminário”.

O 1º Seminário de Educação Integral em Tempo Integral está sendo realizado pela Seduce com o apoio do Instituto Ayrton Senna e com a colaboração dos institutos Natura e Inspirare.

Programação

Na quarta-feira, dia 14, a programação traz o economista chefe do Instituto Ayrton Senna, Ricardo Paes de Barros, com o tema Competências Socioemocionais na Perspectiva da Educação Integral em Tempo Integral; e, por fim, David Saad, que integra o Movimento pela Base Nacional Comum Curricular e o Instituto Natura. O tema a ser abordado por ele será Os Resultados da Educação Integral.

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212