Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


18 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Educação inaugura 16º Cmei de Aparecida - Jornal Brasil em Folhas
Educação inaugura 16º Cmei de Aparecida


Dando continuidade às ações para melhorar a educação em Aparecida de Goiânia, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o secretário de Educação, Domingos Pereira inauguraram na tarde desta quinta-feira, 29, o Centro Municipal de Educação Infantil Cantídio Rodrigues da Silva no setor Vila Maria. A obra, que possui 70x40 metros quadrados foi construída com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal. O valor investido foi de R$ 2 milhões e a unidade atende 120 crianças.

Para o prefeito Maguito Vilela a obra, que é a 16ª unidade inaugurada na atual gestão, possui estrutura funcional para o aprendizado e cuidado das crianças. “Trabalhamos unidos para melhorar e ampliar o número de vagas na educação infantil de Aparecida, pensando principalmente no futuro desta e das próximas gerações. Por isso estamos entregando hoje a 16ª unidade de educação infantil da cidade, reformamos e ampliamos as escolas fundamentais e os cmeis existentes e firmamos parcerias para a vinda de universidades particulares e federais para nossa cidade”, destacou.

A mãe da pequena Pietra de 2 anos e da Mara de 5 anos, Vanessa Lebachi conta que não trabalhava para poder cuidar das crianças e agora com as duas matriculadas na unidade da Vila Maria, poderá voltar para o mercado de trabalho. “Estou bastante contente com a inauguração do Cmei, pois agora poderei procurar um trabalho e ajudar no sustento da casa e de minhas filhas. Além disso elas ficarão em uma escolinha segura, com boa estrutura e poderão começar a ser alfabetizada e sei que serão bem cuidadas pelos profissionais”, relata a mãe que mora no setor.

O Cmei da Vila Maria conta com sala de informática, berçário, salas de agrupamento I. II, III, IV e V, brinquedoteca, cozinha, lavanderia, direção, coordenação e ampla área de lazer com parque infantil e teatro de arena. A unidade possui 55 funcionários entre merendeiros, auxiliar de serviços gerais, diretor, professores e agentes educativos. O secretário Domingos Pereira abordou em sua fala que a ampliação do número de vagas para a educação infantil em Aparecida vem sendo construída desde o início da gestão por meio de parcerias com instituições filantrópicas.

“Os cmeis antes eram creches que apenas cuidavam das crianças. Hoje as unidades são dotadas de estrutura adequada para o início da alfabetização, primeira etapa para um futuro com melhor qualidade de vida por meio da educação. Pois educação é um bem que ninguém pode tirar da pessoa. Hoje temos 23 instituições filantrópicas que atendem as crianças do município e com os 23 Cmeis em funcionamento, atendemos hoje cerca de 6 mil crianças, sendo que no início de 2009 apenas mil eram beneficiadas e esse número irá aumentar ainda mais com unidades que ainda serão inauguradas”, pontou Domingos.

Novas unidades – Somente neste ano a educação municipal inaugurou seis Cmeis, contando com a unidade da Vila Maria entregue nesta quinta-feira, 29. As outras unidades inauguradas ficam nos bairros Parque Trindade, Marista Sul, American Park, Cândido de Queiroz e Parque Primavera. Ainda serão inauguradas neste ano as unidades dos setores Araguaia, Village Garavelo, Internacional Park e Buriti Sereno, sendo que o Cmei do Buriti Sereno já está em funcionamento e atendendo 120 crianças em período integral com cinco refeições.

Com as unidades inauguradas, as já existentes e as em parceria com instituições filantrópicas, Aparecida conta hoje com uma rede de 46 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) – que são os conveniados. A rotina das crianças nos Cmeis começa por volta das 7h e termina às 17h30. Durante todo o dia elas participam de atividades lúdicas e educativas, do momento soneca, tomama banho, lancham duas vezes e tomam café da manhã e almoço. Todas as refeições são balanceadas e indicadas por nutricionistas.

Professores – Para dotar as unidades de educação infantil de profissionais qualificados, a Secretaria Municipal de Educação vem convocando deste o início do ano os professores e agentes educativos classificados no cadastro de reserva do último concurso. Em junho foram convocados cerca de 500 profissionais e no dia 25 de agosto, outros 104 aprovados foram convocados para atender as unidades que ainda serão inauguradas. Outras 19 unidades que passam por licitação atenderão o restante da demanda, pois terão vagas para 180 crianças, devido à modificações do projeto pelo MEC.

 

Últimas Notícias

Brasil perdeu 7,2 milhões de linhas de celular no ano passado
Petrobras reduz em 3% GLP empresarial nas refinarias
Ministro do STJ nega pedido de prisão domiciliar a João de Deus
Escassez de chuvas leva governo a acionar termelétricas mais caras
Picciani, Paulo Melo e Albertassi serão julgados por Bretas
Suspensa permissão para deputada receber denúncias contra professores
MPT não descarta pedir bloqueio dos bens do Flamengo
Número de mortos identificados em Brumadinho chega a 151

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212