Assine Brasil em Folhas / Nuvem / Pressreader



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


26 de Sep de 2018 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade
 

...

...

 
Notícias
 Educação inaugura 16º Cmei de Aparecida - Jornal Brasil em Folhas
Educação inaugura 16º Cmei de Aparecida


Dando continuidade às ações para melhorar a educação em Aparecida de Goiânia, o prefeito Maguito Vilela (PMDB) e o secretário de Educação, Domingos Pereira inauguraram na tarde desta quinta-feira, 29, o Centro Municipal de Educação Infantil Cantídio Rodrigues da Silva no setor Vila Maria. A obra, que possui 70x40 metros quadrados foi construída com recursos do Governo Federal e contrapartida do Tesouro Municipal. O valor investido foi de R$ 2 milhões e a unidade atende 120 crianças.

Para o prefeito Maguito Vilela a obra, que é a 16ª unidade inaugurada na atual gestão, possui estrutura funcional para o aprendizado e cuidado das crianças. “Trabalhamos unidos para melhorar e ampliar o número de vagas na educação infantil de Aparecida, pensando principalmente no futuro desta e das próximas gerações. Por isso estamos entregando hoje a 16ª unidade de educação infantil da cidade, reformamos e ampliamos as escolas fundamentais e os cmeis existentes e firmamos parcerias para a vinda de universidades particulares e federais para nossa cidade”, destacou.

A mãe da pequena Pietra de 2 anos e da Mara de 5 anos, Vanessa Lebachi conta que não trabalhava para poder cuidar das crianças e agora com as duas matriculadas na unidade da Vila Maria, poderá voltar para o mercado de trabalho. “Estou bastante contente com a inauguração do Cmei, pois agora poderei procurar um trabalho e ajudar no sustento da casa e de minhas filhas. Além disso elas ficarão em uma escolinha segura, com boa estrutura e poderão começar a ser alfabetizada e sei que serão bem cuidadas pelos profissionais”, relata a mãe que mora no setor.

O Cmei da Vila Maria conta com sala de informática, berçário, salas de agrupamento I. II, III, IV e V, brinquedoteca, cozinha, lavanderia, direção, coordenação e ampla área de lazer com parque infantil e teatro de arena. A unidade possui 55 funcionários entre merendeiros, auxiliar de serviços gerais, diretor, professores e agentes educativos. O secretário Domingos Pereira abordou em sua fala que a ampliação do número de vagas para a educação infantil em Aparecida vem sendo construída desde o início da gestão por meio de parcerias com instituições filantrópicas.

“Os cmeis antes eram creches que apenas cuidavam das crianças. Hoje as unidades são dotadas de estrutura adequada para o início da alfabetização, primeira etapa para um futuro com melhor qualidade de vida por meio da educação. Pois educação é um bem que ninguém pode tirar da pessoa. Hoje temos 23 instituições filantrópicas que atendem as crianças do município e com os 23 Cmeis em funcionamento, atendemos hoje cerca de 6 mil crianças, sendo que no início de 2009 apenas mil eram beneficiadas e esse número irá aumentar ainda mais com unidades que ainda serão inauguradas”, pontou Domingos.

Novas unidades – Somente neste ano a educação municipal inaugurou seis Cmeis, contando com a unidade da Vila Maria entregue nesta quinta-feira, 29. As outras unidades inauguradas ficam nos bairros Parque Trindade, Marista Sul, American Park, Cândido de Queiroz e Parque Primavera. Ainda serão inauguradas neste ano as unidades dos setores Araguaia, Village Garavelo, Internacional Park e Buriti Sereno, sendo que o Cmei do Buriti Sereno já está em funcionamento e atendendo 120 crianças em período integral com cinco refeições.

Com as unidades inauguradas, as já existentes e as em parceria com instituições filantrópicas, Aparecida conta hoje com uma rede de 46 Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) e Centros de Educação Infantil (CEIs) – que são os conveniados. A rotina das crianças nos Cmeis começa por volta das 7h e termina às 17h30. Durante todo o dia elas participam de atividades lúdicas e educativas, do momento soneca, tomama banho, lancham duas vezes e tomam café da manhã e almoço. Todas as refeições são balanceadas e indicadas por nutricionistas.

Professores – Para dotar as unidades de educação infantil de profissionais qualificados, a Secretaria Municipal de Educação vem convocando deste o início do ano os professores e agentes educativos classificados no cadastro de reserva do último concurso. Em junho foram convocados cerca de 500 profissionais e no dia 25 de agosto, outros 104 aprovados foram convocados para atender as unidades que ainda serão inauguradas. Outras 19 unidades que passam por licitação atenderão o restante da demanda, pois terão vagas para 180 crianças, devido à modificações do projeto pelo MEC.

 

Últimas Notícias

Empresários brasileiros apostam em alimentos e bebidas saudáveis
Temporal no RS deixa mais de 360 mil residências sem luz
Livro aborda mentiras contadas por presidentes do Brasil em 100 anos
Setor da cachaça lança manifesto contra carga tributária
Polícia busca PM sequestrado por criminosos na zona oeste do Rio
Bolsonaro passa bem e tem dreno retirado do abdome
PM encontra carro de policial sequestrado no Rio
Festival de Brasília termina hoje com entrega de premiações

MAIS NOTICIAS

 

Toffoli toma posse hoje na presidência do STF
 
 
Chanceler do Paraguai visita Brasil para negociar construção de pontes
 
 
Indústria recua em oito dos 15 locais pesquisados pelo IBGE em julho
 
 
Brasil amplia investimento em educação infantil, diz OCDE
 
 
México investiga caso de deputadas forçadas a renunciar
 
 
A série de ataques de 11 de Setembro completa 17 anos

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212