Pressreader / UOL Banca / Nuvem



Siga, Curta e Compartilhe
#brasilemfolhas - #jonaldodia - #jornaldigital
#jornalbrasil - #newspaperbrazil - #jornalhoje


23 de Fev de 2019 - Jornal em tempo real - Expediente - Publicidade

 

 
Notícias
 Mostra em Heliópolis apresenta teatro da periferia de São Paulo - Jornal Brasil em Folhas
Mostra em Heliópolis apresenta teatro da periferia de São Paulo


As ruas e vielas da Comunidade Cidade Nova Heliópolis, no distrito do Sacomã, em São Paulo, vão ser palco de peças de teatro e espetáculos produzidos por grupos e artistas da periferia de São Paulo.

“A Mostra de Teatro de Heliopólis tem por objetivo central difundir o teatro realizado por grupos que atuam em comunidades populares ou em regiões periféricas da cidade de São Paulo. É dar palco para que essas pessoas possam mostrar os seus trabalhos. O objetivo maior é difundir o teatro periférico do estado”, disse Daniel Gaggini, diretor de produção e um dos idealizadores do evento.

Além das ruas de Heliópolis, uma das maiores comunidades da capital paulista, algumas das peças também serão apresentadas à noite na sede da Companhia de Teatro Heliópolis, um casarão localizado no bairro do Ipiranga. “Após todos os espetáculos que acontecem dentro da Companhia de Heliópolis, haverá uma roda de conversa mediada por um crítico ou jornalista que vai falar um pouco sobre o trabalho desse grupo e o espetáculo que foi apresentado. É uma oportunidade de o público ter contato com o processo criativo desses grupos”, acrescentou Gaggini.

A 2a edição da Mostra de Teatro de Heliópolis começa nesta sexta-feira (30) e vai até domingo (2). A curadoria é de Alexandre Mate, professor do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisador do Núcleo Paulistano de Teatro de Grupo. Mate vai comandar um grupo de críticos que, ao final de cada espetáculo, irá analisar as peças e postar críticas no blog da mostra.

As peças são gratuitas. A programação consiste em três peças teatrais, quatro espetáculos de rua, uma intervenção de rua e rodas de conversa com os grupos participantes.

Neste ano de crise, a programação está mais enxuta, disse Gaggini. Sem verbas de editais ou patrocinadores, a mostra deste ano foi realizada de forma independente, contando com recursos dos próprios idealizadores e de uma campanha de crowdfunding (financiamento coletivo), que arrecadou R$ 950,00. “A mostra ficou um pouco menor porque no ano passado conseguimos financiamento por meio de um edital público. Este ano não conseguimos recursos”, lamentou. “Mas isso só nos deu mais força para fazer a mostra. Todos os grupos estão vindo de forma voluntária. Estamos fazendo uma mostra em que os artistas, literalmente, estão doando seu trabalho. Todos estão vindo de forma colaborativa. Ninguém vai receber cachê, por exemplo. E isso acontece só no teatro”, acrescentou.

Para as pessoas que tiverem dificuldades para chegar a Heliópolis, Gaggini disse que pode tentar providenciar carros próprios da equipe para o transporte até o local, partindo da Estação Sacomã do metrô. “Desta vez, estamos fazendo mediante reserva para tentar atender. Então, basta ligar para o telefone da mostra, no (11) 2060-0318, e dizer que gostaria de transporte para o espetáculo. Se houver disponibilidade, combinaremos o horário”, explicou.

A programação completa da mostra pode ser encontrada no site da companhia de teatro.

 

Últimas Notícias

Índice de registro de imóveis pode melhorar transações no país
Programa para receber declaração do IR estará disponível segunda-feira
Paulo Guedes espera aprovação da reforma da Previdência até junho
Doria anuncia redução do aumento do preço médio do gás em São Paulo
Pesquisador em Engenharia Aeroespacial assume presidência do CNPq
Ortega anuncia retomada do diálogo com a sociedade organizada
Empresária vítima de tentativa de feminicídio no Rio deixa hospital
Atriz Fernanda Montenegro recebe alta de hospital no Rio

MAIS NOTICIAS

 

Sul do Chile enfrenta 45 focos de incêndios florestais
 
 
Governo de Minas oferece suporte psicossocial às vítimas de Brumadinho
 
 
Força Nacional de Segurança começa a deixar o Ceará
 
 
Licitação de ônibus em São Paulo tem contratos de R$ 71 bi em 20 anos
 
 
Força Nacional vai atuar em Belém na primeira quinzena de março
 
 
Fiocruz alerta para agravamento de doenças na população após tragédia

 

 
 
 
 


ÚLTIMAS EDIÇÕES DO JORNAL BRASIL EM FOLHAS

 
 




© 2008 - 2017 - BRASIL EM FOLHAS S/A - CENTRAL DE ATENDIMENTO +55 (62) 3040-8212